Governo Federal consulta EUA sobre indicação de Eduardo Bolsonaro
Segundo ministro das Relações Exteriores do Brasil, essa prática é de praxe da diplomacia. O deputado foi escolhido pelo próprio pai: o presidente da República.
Nielton Soares
O Governo de Jair Bolsonaro confirmou, nesta sexta-feira (26), que consultou oficialmente o governo dos Estados Unidos sobre a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PLS-SP) para a embaixada no país. O nome dele para o cargo na nação norte americano foi anunciado pelo seu pai, o presidente da República, no início deste mês.
O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, durante reunião de ministros das relações exteriores do Brics (bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
“Foi pedido o agrément e esperamos a resposta americana. É uma coisa que ocorre de acordo com a praxe diplomática, por seus canais próprios”, afirmou.
Depois dessa etapa, concessão do agrément pelo governo dos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro ainda precisará passar por sabatina em comissão do Senado brasileiro e ser aprovado pelo plenário da Casa.