O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Medida Provisória

Bolsonaro assina MP que dispensa publicação de balanço em jornais impressos

Presidente Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória que libera publicidade legal apenas para a internet. Foto: Agência Brasil.

Postado em 6 de agosto de 2019 por Nielton Soares
Bolsonaro assina MP que dispensa publicação de balanço em jornais impressos
Presidente Jair Bolsonaro assinou Medida Provisória que libera publicidade legal apenas para a internet. Foto: Agência Brasil.

Nielton Soares

O Governo Federal editou Medida Provisória que desobriga as empresas brasileiras de veicular publicidade em jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e outros meios de comunicação, como o Valor Econômico, ligado ao grupo Globo, que conta com 40% de receita da publicidade legal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6) e abre espaço para a publicidade na internet. 

O presidente Jair Bolsonaro no último domingo (4), durante um culto evangélico criticou a imprensa. De acordo com ele, a chamada grande imprensa brasileira se ingressou no campo da oposição. Com essa medida, o Governo Federal atinge diretamente o setor financeiro das empresas de mídia tradicional, especificamente as revistas e os jornais de grande circulação no Brasil.

Assim, a MP estabelece que a publicidade legal, por exemplo, direcionada ao jornal Valor Econômico, a partir de agora será disponibilizada apenas nos próprios sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores.

Posicionamento

Em nota oficial, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional se posicionou contra a MP 892.

O Conselho de Comunicação Social (CCS) manifesta sua preocupação com a Medida Provisória 892 que acaba com a obrigatoriedade da publicação de balanço de empresas nos jornais impressos. 

O CCS lembra que a Câmara e o Senado aprovaram recentemente, na Lei 13.818, regra de transição, passando a publicação da íntegra dos balanços nos jornais impressos para a mídia digital. A lei foi sancionada pelo presidente da República , que agora edita uma medida provisória na direção contrária daquilo que ele próprio e o Congresso deliberaram.

É especialmente preocupante que o presidente reconheça que sua iniciativa se trata de represália à cobertura jornalística que seu governo vem recebendo por parte da imprensa. 

O CCS assinala que a liberdade de imprensa é essencial para a democracia e pretender atingi-la por intermédio de represália econômica e de modo abrupto representa um retrocesso que atinge o próprio direito dos cidadãos de serem livremente informados. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também