O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Saúde

Saúde mental: três em cada 10 millennials diz não ter amigos

Pesquisa britânica descobriu que jovens estão cada vez mais solitários. Sentimento de isolamento é bem maior que o de gerações anteriores.

Postado em 6 de agosto de 2019 por Aline Carleto
Uma em cada 10 pessoas terá alguma doença mental ao longo da vida
Segundo a OMS

Aline Bouhid

As redes sociais trouxeram facilidades, mas criar vínculos verdadeiros não parece ser uma delas. Uma pesquisa realizada no Reino Unido pela empresa YouGov descobriu que cerca de 22% dos millennials (jovens nascidos de 1981 a 1996) acreditam não ter amigo algum. O levantamento envolveu pessoas de 22 a 37 anos. Quase um terço dos participantes declarou se sentir solitário a maior parte do tempo. O uso intenso de redes sociais é apontado pelos pesquisadores como uma das hipóteses do porquê os millennials se sentem tão sós. 

O sentimento de solidão da também chamada Geração Y foi bem maior do que o percebido por gerações anteriores. Um quarto dos Baby Boomers entrevistados (nascidos entre 1946 e 1964), por exemplo, declarou ter 50 amigos ou mais. Somente 6% da Geração Y disseram o mesmo. Cerca de 20% da Geração X (nascidos ente 1961 e 1981) e 15% da Geração Baby Boomer declararam sentirem-se tão isolados quanto os millennials. Com relação à quantidade de amigos percebidos, 16% da Geração X disseram não ter nem mesmo um amigo, contra apenas 9% dos Baby Boomers.

A solidão pode trazer consequências à saúde física e mental, como facilitar o desenvolvimento de estresse, ansiedade ou depressão. Pode, ainda, causar doenças físicas, pois está intimamente ligada à desregulação da serotonina, adrenalina e do cortisol, hormônios que afetam os sistema endócrino e imunológico.

A solidão entre os jovens é algo tão grave que, no Japão, ganhou até um termo próprio: hikikomori. O nome é usado para definir pessoas completamente afastadas de qualquer contato social. Alguns permanecem anos sem sair de casa. A tecnologia seria uma das ferramentas usadas pelos hikikomori para manter o mínimo de comunicação, o que pode acabar reforçando o isolamento. No Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May criou o Ministério da Solidão, para solucionar o que ela definiu como a “triste realidade moderna”. Estima-se que quase 9 milhões de britânicos se sintam solitários. 

*Com informações do Daily Mail, Uol e Metrópoles

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também