Atividade industrial teve pouco crescimento em junho deste ano, em Goiás
As últimas pesquisas apontam crescimento de apenas 0,1% em relação ao mês de maio. Mesmo assim, o estado ficou entre os melhores resultados do País. Foto: divulgação.
Nielton Soares
A atividade industrial em Goiás apresentou pouca variação positiva em junho deste ano. Segundo dados divulgados do IBGE, por meio da Pesquisa Industrial Mensal/Produção Física (PIM-PF), o estado cresceu apenas 0,1% na comparação com o mês de maio. Ainda assim, esse resultudo manteve o estado entre os melhores do Brasil, que teve média negativa de 0,6% no mesmo período.
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) confirma que a lenta recuperação da econômica segue enfraquecida. Os motivos decorrem do comércio com baixa demanda doméstica, consequência dos dos altos índices de desemprego.
Em comparação a junho do ano passado, a produção industrial goiana retraiu 2,2%. O que impactou foi a baixa na fabricação de veículos, o qual registrou negativamente 25,7%. Além disso, houve queda na fabricação de produtos alimentícios, fechando menos 1,7%. Houve pouca produção de milho, carnes bovinas e açúcar nesse mês.
Já em 2018, o primeiro semestre para a atividade industrial foi positiva em Goiás. Quando a variação ficou em 2,1%. Já o acumulado do ano todo fechou em negativo de 2,4%, tendo forte impactato sob o comportamento da indústria de automóveis e fabricação de biocombustíveis. E, isso acabou deixou Goiás na classificação dos piores resultados nacionais.
Selic
A expectativa do setor é que os números melhore neste semestre. Pois, as medidas tomadas pelo Governo Federal, como queda na taxa Selic e a aprovação da Reforma da Previdência podem impulsionar a economia como um todo. Uma vez que isso poderá reduzir os risco do mercado acerca das contas públicas.