Pais e filhos com a mesma vocação
Para 26% dos trabalhadores brasileiros pais influenciaram na escolha da carreira. Foto:Divulgação
Da Redação
Desde pequenos os filhos se espelham nas atitudes dos pais. Na hora de escolher uma carreira, não seria diferente, 26% dos trabalhadores brasileiros dizem que os pais são uma das principais referências, seguido por gerentes ou supervisores com 11,6%, e professores com 11,4%, foi o que mostrou uma pesquisa realizada este ano pelo Linkedin.
A principal vantagem disso é que todos ganham quando se soma a experiência de quem já tem mais tempo de estrada com a curiosidade dos millennials, que encaram o mercado de trabalho de outra forma. Em vez de um conflito de gerações, surgem as parcerias.
Sebastião e Victor Hugo
Sebastião Rodrigues tem 48 anos e exerce a função de supervisor de açougue. Ele trabalha em um supermercado da cidade desde 1998, começou como auxiliar e está sempre envolvido o setor. Mas há um ano ele se surpreendeu ao ganhar um novo colega de trabalho, seu filho Victor Hugo.
Victor Hugo tem 22 anos, realizou vários cursos profissionalizantes, mas a atuação do pai chamou sua atenção. Atualmente, para realizar suas atividades com perfeição o jovem colaborador relata que se espelha no exemplo que têm dentro e fora de casa, “ele é dedicado e focado no trabalho, me inspiro nele”.
O pai não esperava que o filho fosse trilhar seus passos profissionais, mas busca sempre aconselhar sobre a atuação no setor, “tenho muitos anos de experiência e tento preparar ele para agir com responsabilidade”.
Pai e filho não se encontram diariamente e nem conseguem ir juntos ao trabalho, mas em casa as conversas rendem bons assuntos, principalmente para a melhoria nas atividades de Victor. Para o jovem, seguir a carreira do pai e trabalhar na mesma empresa é um desafio a mais, “Me espelho nele e como trabalha na área há vários anos, sinto que tenho uma grande responsabilidade”.
* Com informações da Assessoria