Goiânia e mais 102 cidade registram novo recorde de calor e Inmet emite alerta
Goiânia e mais 102 cidade registra novo recorde de calor e Inmet emite alerta Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar que caiu para 8% vem colocando em risco a saúde dos goianos. Foto: reprodução.
Nielton Soares
Goiânia e mais 102 cidade entraram em estado de alerta. Na capital, os termômetros registram nessa quinta-feira (5) 38,4ºC e umidade do ar em 8%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo”, tendo riscos de aumento de queimadas e a própria saúde dos goianos.
O calor voltou a bater recordes de altas temperados neste ano na capital. Para se ter ideia, o registro de ontem (5) já é considerado o índice mais alto do ano, superando os 37,6º C da última terça-feira, de acordo com o Inmet.
Além disso, nesse mesmo dia, a umidade relativa do ar despencou para apenas 8%, sendo também o menor índice de 2019. Nesse nível, abaixo dos 12%, é tido como estado de emergência. Para efeito de comparação, a umidade do ar nos desertos, geralmente, fica no mínimo em 15%.
Contudo, as altas temperaturas e o tempo seco são condições perfeitas para o aumento de queimadas e para riscos graves à saúde, ocasionando doenças pulmonares, dores de cabeça e outras. A previsão é que o clima continue assim para os próximos dias. A receita para amenizar um pouco a situação é:
- Beber bastante líquido
- Evitar exercícios físicos
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Evitar bebidas diuréticas (café e álcool)
- Usar hidratante protetor para pele