Servidores e empresários são alvos de ação por prejuízos de quase R$ 1,5 milhão, em Planaltina
A operação do MP-GO, batizada de Chorume, cumpre mandados de busca, apreensão e prisão temporária e preventiva também em Brasília e Barreiras-BA – Foto: divulgação.
Nielton Soares
Associação criminosa de Planaltina de Goiás foi alvo de operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) na manhã desta quarta-feira (18). Batizada de Operação Chorume cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão contra grupo que atuou na gestão do ex-prefeito David Alves Teixeira Lima, em 2017. A estimativa é que o prejuízo aos cofres públicos seja de R$ 1.491,060,00.
A organização é suspeita de envolvimento em esquema ilícito de contração ilegal de empresas para realizar o serviço de coleta de lixo e limpeza urbana do município sem licitação. Assim, desrespeitando a legislação. A Justiça expediu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária e preventiva, além de Planaltina, para serem cumpridos em Brasília (DF) e na cidade de Barreiras (BA).
A investigação aponta que a associação criminosa contava com a participação de servidores públicos e empresários, que desviavam dinheiro público e praticavam fraudes na celebração de contratos administrativos entre a Prefeitura de Planaltina de Goiás e as empresas Rode Bem Locação de Máquinas e Equipamentos e G.J. Construções e Serviços.