Ursa-parda Lucy morre no zoológico de Goiânia
Com idade estimada em 42 anos, ela chegou já adulta ao local em 1983 e fez par com o urso Robson – Foto: Divulgação
Leandro de Castro
A ursa-parda Lucy, considerada como uma das mais velhas do mundo, morreu no Zoológico de Goiânia nesta terça-feira (1º). Com idade estimada em 42 anos, ela chegou já adulta ao local em 1983 e fez par com o urso Robson.
Em comunicado oficial, o zoo de Goiânia informou em sua rede social a morte da ursa Lucy. “Infelizmente informamos que após muitos anos de companheirismo e quase 40 anos de histórias neste Zoo, Lucy veio a óbito na manhã do dia 1º de setembro. Difícil trabalhar com a vida, mas mais difícil ainda lidar com a morte daqueles que amamos”, traz a nota.
No texto, os funcionários também lamentam a perda da ursa-parda. “Nossa equipe está de luto, mas se mantém firme e segue trabalhando diariamente pelos ideais de conservação e bem estar de todos os animais que se encontram em nosso plantel. Obrigado, Lucy por ser parte de nossa história e por colaborar com a perpetuação da sua espécie, que está desaparecendo da natureza”.
Segundo o zoológico de Goiânia, essa espécie corre risco crítico de extinção, ocupando apenas 2% do seu habitat natural em vida livre, e, por isso, é fundamental manter exemplares em zoológicos sob cuidados humanos.
Lucy pesava cerca de 150kg e superou sua expectativa de vida em mais de 17 anos, sendo o exemplar de maior longevidade sob cuidados humanos no mundo.