Vereadora e secretário divergem sobre permuta de área com Correios
Dra Cristina apresentou requerimento solicitando o encaminhamento da documentação. Foto: Portal Câmara Municipal de Goiânia
Samuel Straioto
O Corredor BRT Norte Sul de Transporte Coletivo, ligará a região noroeste de Goiânia a cidade de Aparecida. Um ponto importante do corredor é a construção de um terminal em uma área que pertence aos Correios, na região da Vila Brasília. Para construir o terminal, a prefeitura precisou fazer uma negociação de áreas com a empresa. Matéria sobre o assunto foi aprovada na Câmara, autorizando a prefeitura a fazer uma permuta. No entanto, vereadores ainda questionam a falta de documentação.
Nesta semana, a vereadora Dra Cristina (PSDB) destacou a necessidade de a prefeitura apresentar novas documentações do processo de permuta com os Correios. A parlamentar teme que uma possível falha possa resultar em atraso de obras no futuro, prejudicando a população dos dois municípios.
“Essa área dos Correios é em Aparecida de Goiânia e exige uma série de documentações, por exemplo, uma declaração da procuradoria geral que concorda com a permuta, uma certidão da prefeitura que a destinação inicial da área está sendo alterada, as áreas seriam para equipamentos de educação, a secretaria de Educação teria que se manifestar formalmente. Minha preocupação não é só com este momento, mas com o futuro da obra deste porte, que pode ser questionada lá na frente”, argumentou a vereadora.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, explicou o processo. Para ele, não há falta de documentação e nenhuma irregularidade foi cometida. Ele detalhou a reportagem do jornal O Hoje que antes estava prevista a permuta de uma área próximo a um frigorífico, mas houve uma mudança no processo de negociação e será repassada aos Correios uma área no setor Recanto do Bosque.
“Já foi aprovado pela Câmara, a vereadora Dra Cristina pediu vista. Antigamente estávamos fazendo a permuta para um terreno de 30 mil metros quadrados ao lado de um frigorífico, mas depois o negócio não foi adiante e encontramos numa área no Setor Recanto do Bosque. A área dos Correios é um pouco mais cara do que essa nossa lá no Recanto do Bosque. Já foi aproado pela equipe dos Correios aqui em Goiás, agora o processo foi lá para Brasília para fazer a assinatura da permuta. Já temos um acompanhamento da procuradoria”, avaliou o secretário.
O corredor exclusivo para ônibus BRT Norte Sul terá 21,8 quilômetros de extensão e interligará as regiões Sul e Norte da capital goiana. O BRT (Bus Rapid Transit) beneficiará cerca de 120 mil usuários por dia. A capacidade de transporte em horários de pico será, em média, de 15 mil pessoas.