O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

SUS vai oferecer tratamento contra diabetes

Nova lei foi sancionada por Hamilton Mourão enquanto estava no exercício do cargo de presidente. O texto prevê campanhas de conscientização sobre os níveis de glicemia na população. Foto:Pixabay

Postado em 1 de novembro de 2019 por Aline Carleto
Exames para diabetes e doença renal seguirão parâmetros nacionais
Testes para essas doenças no Brasil seguem até hoje

Aline Bouhid

Diabéticos passam a ter direito às cirurgias, como a bariátrica, e remédios para o tratamento, como a insulina. A partir de agora o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo tratamento da doença e também pelos problemas causados por ela. Mais de 13 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil. O diabetes é causado pela baixa produção do hormônio insulina, que controla a quantidade de açúcar no sangue. 

A nova lei foi comemorada pelo senador Jorge Kajuru, que é diabético e autor do projeto. Em postagem nas redes sociais ontem (31), o senador agradeceu o apoio do atual governador Ronaldo Caiado, que foi relator do projeto quando senador. A lei foi aprovada por Hamilton Mourão, enquanto estava no exercício do cargo de presidente. O general vetou um ponto do texto que obrigava a disponibilização pelo SUS de exames com resultado imediato, como a glicemia capilar, furo feito no dedo do paciente para medir o índice glicêmico.

Diretrizes

Fazem parte das diretrizes da política, a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde. Estão previstos também como pontos da política a promoção de ações coletivas preventivas à doença e o investimento em desenvolvimento científico e tecnológico sobre métodos de tratamento e cuidados para o não desenvolvimento da doença. A diabetes pode desenvolver complicações agudas e crônicas em pacientes sem tratamento, como hipoglicemia, insuficiência renal, cegueira, insuficiência vascular, amputações de membros inferiores, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

* Com informações da Agência Senado 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também