O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Superação

Ex-babá e faxineira, goiana é reeleita vereadora nos Estados Unidos

Eleitas para câmaras municipais e conselhos escolares na terça feira em Massachusetts, brasileiras trazem histórias de superação e de defesa da comunidade local. Foto: Internet

Postado em 7 de novembro de 2019 por Aline Carleto
Ex-babá e faxineira
Eleitas para câmaras municipais e conselhos escolares na terça feira em Massachusetts

Aline Bouhid

A goiana Margareth Shepard garantiu seu assento na Câmara dos Vereadores de Framingham, a cidade com maior porcentagem de brasileiros em Massachusetts — cerca de 10% da população, nas eleições desta terça-feira (5). Além dela, mais três mulheres nascidas no Brasil foram eleitas para cargos políticos nas eleições municipais em Massachusetts: três como vereadoras e uma para membro do conselho escolar.

Em 2017, Margareth tinha sido a primeira brasileira a ser eleita vereadora nos Estados Unidos. Agora, recebeu das urnas mais um mandato. Para reportagem do jornal O Globo, ela disse ” na época, eu falei que eu seria a primeira, mas não seria a última. E hoje a gente conseguiu eleger mais duas vereadoras brasileiras. (…) Este é um avanço muito grande para a comunidade imigrante. 

Filha de Manoel Basílio e Marlene Basílio, Margareth nasceu em um hospital de Goiânia, em janeiro de 1958. Porém, morava em Inhumas. No Brasil, ela se formou se formou em metodologia de língua portuguesa na então Universidade Católica de Goiás – atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

A goiana deixou o Brasil em 1992 por desilusão com a política da época. Ela escolheu os Estados Unidos como destino porque alguns familiares moravam no país. Na época, ela já era divorciada e com dois filhos. Ela começou trabalhando como babá e, depois, entrou na área de limpeza doméstica, onde segue até hoje. A vereadora é proprietária de uma empresa do ramo. 

As brasileiras eleitas são imigrantes vindas de Minas Gerais e de Goiás. Elas representam a comunidade de imigrantes no estado, que tem a maior concentração de brasileiros dos Estados Unidos — são cerca de 350 mil , de acordo com números do Itamaraty. As cidades com maior número de cidadãos registrados são Framingham, Everett, Boston, Malden e Sommerville.

A vereadora Rita Mendes, 35, foi a mulher mais votada na cidade de Brockton e também tem história de superação.  Em 2002, Rita deixou aos 12 anos Conselheiro Pena, em Minas Gerais, junto com os pais, sem falar inglês. Trabalhou no mercado imobiliário, mas, quando chegou a crise de 2008, perdeu tudo. Foi trabalhar em uma loja da rede Dunkin’ Donuts, ganhando um salário mínimo. Não desistiu: voltou aos estudos e se formou em ciência política. Atualmente, ela é advogada e continuará exercendo a profissão mesmo tendo sido eleita vereadora, porque nos Estados Unidos, o cargo não é visto como um emprego, e a ajuda de custo é baixa. 

A mineira Priscila Sousa foi eleita para o comitê de escolas da cidade de Framingham. Nascida em Ipatinga (MG), veio para os Estados Unidos com os pais aos sete anos, em 1995. Foi eleita prometendo lutar para dar melhor educação a crianças com necessidades especiais, sobretudo filhos de imigrantes. Ela já havia concorrido à prefeitura de Framingham em 2017 e diz que os brasileiros estão ganhando espaço na política local: há dois anos, eram cinco candidatos, com dois vitoriosos. Agora, foram cinco candidatos e todos tiveram sucesso.

Já Stephanie Martins saiu de Belo Horizonte para os Estados Unidos aos 15 anos. Nos Estados Unidos, estudou, entrou para a universidade, mas sempre trabalhando: em supermercados, lojas de roupa, banco, venda de carros. Depois da pós-graduação em legislação, trabalhou como assistente legal. Hoje, aos 31 anos, tem uma empresa imobiliária com o marido, onde continuará trabalhando mesmo depois de eleita vereadora na cidade de Everett. 

* Com informações do Jornal O Globo 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também