quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Mundial de Clubes

Firmino marca na prorrogação e estraga a festa do Flamengo

Em partida disputada do início ao fim, o Liverpool é o campeão do Mundial de Clubes em 2019, dando troco histórico, após 38 anos da derrota de 3 a 0, mas o placar foi ‘magro’ – Foto: Reprodução.

Nielton Soarespor em
Firmino marca na prorrogação e estraga a festa do Flamengo
Em partida disputada do início ao fim

Nielton Soares

Roberto Firmino foi o carrasco do Flamengo no Mundial de Clubes. Na prorrogação, o atacante do Liverpool marcou o único gol do jogo, quando o lance iniciou com Mané recebendo e lançando para Henderson, que passou para o brasileiro, entrando livre na área, tirando Rodrigo Caio e Diego Alves, mandando a bola direto para as redes. 

O Flamengo quase empatou, para levar para os pênaltis, nos minutos finais da segunda etapa da prorrogação, com lance de Vitinho, que recebeu pela direita, tentou por duas vezes o cruzamento para trás, até encontrar Lincoln livre na área, que recebeu, mas chutou por cima da trave, registrando mais um desperdício do rubro-negro.

Essa segunda etapa da prorrogação, o rubro-negro iniciou pressionando. Com Diego chutando de fora e a bola explodindo na zaga do Liverpool, sobrando para Gabriel, que dominou, mas chutou para fora.

Primeiro e segundo tempo normal 

Nos primeiros minutos da partida, os brasileiros levaram um susto com jogada de Alexander-Arnold, entrando na diagonal e chutando cruzado para a bola passar muito perto da trave direita de Diego Alves. No contra-ataque, Gabriel pegou o rebote de lance de Bruno Henrique e Joe Gomes, mas a bola parou na defesa do Liverpool.

Em outra oportunidade de gol, Bruno Henrique recebeu pela esquerda, driblou Joe Gomez, porém foi parado por Alisson, em lance que já não valia, pois o bandeirinha apontava impedimento.

No começo da segunda etapa, o Liverpool retornou com todo o gás, levando perigo aos flamenguistas no primeiro minuto. Quando Roberto Firmino recebeu lançamento de Henderson, deu um lençol em Rodrigo Caia e finalizou dentro da área, acertando a trave do goleiro Diego Alves. 

Com isso, o time inglês cresceu e avançou, poucos minutos depois, em triangulação, Arnold recebeu e cruzou para Salah, que se antecipou e chutou a bola para perto do gol do rubro-negro.

A reação foi logo na sequência, com Gabriel recebendo de Everton Ribeiro, batendo cruzado, mas Alisson estava atento e espalmou para escanteio, quando a bola buscou o canto direito da trave. 

A partir daí, o Flamengo foi para cima do Liverpool, com troca de passes e buscando mais espaço, Arrascaeta passou para Gabriel, que conseguiu vazar a defesa do adversário e chupar forte, explodindo em Van Dijk. E, nesse momento a partida já finalizava com placar zerado,  seguindo a decisão final para a prorrogação. 

A partida aconteceu no Estádio Khalifa International, em Doha, capital do Catar. Após 38 anos, o rubro-negro esteve muito próximo de conquistar mais um Mundial de Clubes. A última vitória do time aconteceu em 1981, contra o mesmo clube dessa competição, quando venceu por 3 a 0, no Estádio Olímpico de Tóquio (Japão).

Hegemonia europeia 

O Flamengo buscou desafiar a hegemonia europeia nessa decisão do Mundial de Clubes com essa partida. O time fez  com excelente campanha, sendo campeão do Brasileirão e da Libertadores neste ano.

Os Europeus reinam na competição desde a campanha vitoriosa do Corinthians sobre o time inglês Chelsea, em 2012. De lá para cá, os times sul-americanos apenas ficaram pelo caminho, dentre eles, o poderoso River Plate, que quase chegou duas vezes; San Lorenzo e Grêmio também não conseguiram avançar, sendo que um ou outro nem foram à final. 

Ficha técnica

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk, Robertson; Henderson, Keïta (Milner), Oxlade-Chamberlain (Lallana), Salah; Roberto Firmino (Origi) e Mané

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís; Willian Arão (Berrío), Gerson (Lincoln); Everton Ribeiro (Diego); Arrascaeta (Vitinho), Gabriel e Bruno Henrique. 

Os árbitros dessa partida foram: Abdulrahman Al-Jassim (Catar), assistentes, Taleb Al Marri (Catar) e Mustapha Ghorbal (Argélia).

Semifinal

Na seminal, o Flamengo venceu o Al Hilal, por 3 a 1, em primeiro jogo da competição, no último dia 17. Já o Liverpool foi vitorioso sobre Monterrey, do México, ao vencer por 2 a 1, no último dia 18.

3º posição 

Antes e no mesmo estádio, pela manhã, disputaram o terceiro lugar da competição, Monterrey e Al Hilal, com empate de 2 a 2, no tempo normal, com vitória do Monterrey, nos pênaltis. Final 4 a 3. 

Leia mais:

Flamengo sofre, mas vence o Al Hilal e avança para a decisão do Mundial 

Firmino marca no fim e Liverpool se classifica para enfrentar o Flamengo na final 

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Flamengo

Veja também

Hugo Calderano estreia no WTT de Montpellier nesta quinta (29); veja horário e onde assistir

Brasil na disputa

Hugo Calderano estreia no WTT de Montpellier nesta quinta (29); veja horário e onde assistir

Brasileiro enfrenta o japonês Hiroto Shinozuka pela primeira rodada do torneio na França
Bruna Takahashi estreia no WTT de Montpellier nesta quinta (29); horário e onde assistir

Brasil na disputa

Bruna Takahashi estreia no WTT de Montpellier nesta quinta (29); horário e onde assistir

Brasileira enfrenta a japonesa Miwa Harimoto, número 3 do mundo
Brasileirão: Palmeiras tropeça, e Bahia vence o São Paulo nos minutos finais; confira os resultados

Futebol Brasileiro

Brasileirão: Palmeiras tropeça, e Bahia vence o São Paulo nos minutos finais; confira os resultados

Verdão chegou aos 70 pontos após empate sem gols na Vila Belmiro; Fluminense venceu o Internaciona...
CBF se pronuncia após lesão de Neymar e confirma avaliação na apresentação da Seleção

Protocolo Vini Jr.

Neymar é suspenso por dois jogos pelo STJD após discussão com jogador do Bahia

Atacante do Santos foi punido por conduta antidesportiva após cobrir a boca durante discussão com ...
NBA tem 12 jogos nesta quarta (28); veja horários e onde assistir

Basquete

NBA tem 12 jogos nesta quarta (28); veja horários e onde assistir

Confrontos começam às 20h, no horário de Brasília, e movimentam a temporada regular do basquete ...
Brasileirão tem cinco jogos nesta quarta-feira (28); veja horários e onde assistir

Futebol Brasileiro

Brasileirão tem cinco jogos nesta quarta-feira (28); veja horários e onde assistir

A rodada reúne cinco partidas nesta quarta-feira (28), com destaque para o clássico entre Santos e...
Novorizontino retoma liderança da Série B e amplia chances de acesso à elite

Futebol Brasileiro

Novorizontino retoma liderança da Série B e amplia chances de acesso à elite

Com vitória sobre o Atlético-GO, equipe paulista chega aos 64 pontos e alcança 79,54% de chances ...
Corinthians x Santa Fe: semifinal da Libertadores Feminina é nesta quarta (28); horário e onde assistir

Futebol Feminino

Corinthians x Santa Fe: semifinal da Libertadores Feminina é nesta quarta (28); horário e onde assistir

Atual campeão, time paulista busca o tetracampeonato consecutivo após chegar à semifinal com 100%...