O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Comissionados

Bolsonaro edita MP que reorganiza cargos de chefia na Polícia Federal

MP 918 transforma cargos comissionados em funções de confiança, gerando mais postos de liderança na corporação| Foto: Reprodução/ Tomaz Silva/Agência Brasil

Postado em 5 de janeiro de 2020 por Redação
Bolsonaro edita MP que reorganiza cargos de chefia na Polícia Federal
MP 918 transforma cargos comissionados em funções de confiança

Eduardo Marques*

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) editou uma medida provisória (MP) que cria funções de confiança destinadas à Polícia Federal e extingue cargos em comissão. A MP extinguiu 280 cargos comissionados, que foram transformados em 338  cargos de funções comissionadas do Poder Executivo e seis de funções gratificadas.

A MP também criou 48  cargos de funções comissionadas do Poder Executivo e 471 de funções gratificadas. A medida provisória foi publicada na edição de ontem (3) do Diário Oficial da União.

Além de Bolsonaro, assinam a MP o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys. O texto terá validade a partir da publicação de decreto de alteração da Estrutura Regimental do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Polícia Federal é atrelada à pasta.

A reorganização está sujeita ainda à aprovação do Congresso Nacional, que deve converter a medida provisória em lei ou rejeitar o texto em até 120 dias.

A edição da MP se dá meses depois de a Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal dizer ao Diretor-Geral da PF Maurício Valeixo que sentia que a corporação estava “relegada a segundo plano” quanto as principais políticas anunciadas pelo Ministério de Justiça em 2019. Em ofício, a entidade dizia ainda entender que as expectativas de que a corporação viveria, na gestão de Moro, “um período de fortalecimento, preparação e formação de um legado”, não estavam se confirmando. 

*Com informações da Agência Brasil 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também