Detran-GO libera a impressão de documentos veiculares pela internet
O novo sistema passa a funcionar a partir desta quinta-feira (30) e conta com a tecnologia QR Code para manter a segurança de dados – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
Motoristas poderão fazer a emissão do próprio registro e licenciamento do veículo, a partir desta quinta-feira (30), informou o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), ao apresentar novo sistema que pretende proporcionar agilidade, reduzindo custos, mas sem perder a segurança.
Dentre os documentos que ficarão disponíveis na internet está o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Mas quem ainda quiser receber o documento em casa, deve fazer uma solicitação expressa, pessoalmente ou pelo aplicativo do órgão.
Porém, caso se opte em imprimir por conta própria, o documento valerá oficialmente. E, para evitar fraudes, o licenciamento conta com um QR Code.
Segundo o presidente do Dentran, Marcos Roberto Silva, no documento consta todas as informações do veículo e, assim também, do proprietário, facilitando a fiscalização dos órgãos de segurança.
Redução de custos
Ao todo o Detran deve reduzir os custos em cerca de R$ 5,9 milhões e o cidadão terá uma economia de R$ 48,08 (valor de segundo via do documento). Outro fator apontado como favorável pelo órgão é a agilidade do processo. Ao efetuar o pagamento, o documento estará liberado com aproximadamente 2 horas.