O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Esperança

Taxa de desemprego fica em 11,0% no trimestre até dezembro, revela IBGE

A taxa é inferior à registrada em 2018, que havia fechado o ano em 12,3%| Foto: Reprodução/ Wilson Dias/ Agência Brasil

Postado em 31 de janeiro de 2020 por Redação
Mais de 70% dos trabalhadores temem perder ocupação
Pesquisa também verificou que para 67% dos entrevistados a recuperação da economia ainda não começou - sendo que 61% calculam que ela vai demorar pelo menos um ano para ocorrer| Foto: Reprodução/ Wilson Dias/ Agência Brasil

Da Redação*

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,0% no trimestre encerrado em dezembro passado, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O resultado veio igual à mediana calculada pelo Projeções Broadcast a partir do intervalo de expectativas, que ia de 10,8% a 11,3%. 

Em igual período de 2018, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 11,6%. No trimestre até novembro deste ano, a taxa foi de 11,2%. 

Na média anual, a taxa de desemprego foi de 11,9% em 2019, taxa igual à mediana calculada a partir das projeções dos analistas do mercado financeiro. As estimativas iam de 11,9% a 12,0%. 

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.340 no trimestre encerrado em dezembro. O resultado representa alta de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 216,262 bilhões no trimestre até dezembro, alta de 2,5% ante igual período do ano anterior. 

*Com informações da Agência Brasil 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também