MP-GO ajuíza denúncia contra maus-tratos a animais no Centro de Zoonoses de Goianésia
O promotor responsável analisou com irregular o transporte dos animais capturados pelas ruas da cidade – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
O Centro de Zoonoses da Prefeitura de Goianésia foi acusado de maus-tratos à Justiça pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), após várias denúncias de moradores e omissão do município em relação aos animais abandonados.
Segundo o promotor de Justiça Antônio de Pádua Freitas Júnior, as investigações apontam que há irregularidades no estabelecimento e, por isso, houve o ingresso da ação civil pública (ACP) contra a Prefeitura.
A denúncia do MP-GO descreve o local com falta de higiene, ausência de atendimento veterinário e inadequado para abrigar animais. Além disso, foram encontrados os animais convivendo com outros já mortos.
“Foi constatada gravíssima prática de maus-tratos, que estão expondo a risco a saúde das espécies animais e das pessoas”, afirmou o promotor, acrescentando que a Polícia Técnico-Científica constatou a prática de abuso e maus-tratos contra os animais recolhidos.
Transporte
O promotor denunciou também como irregular o transporte dos animais, que são recolhidos pelas ruas de Goianésia. Ele aponta que o veículo utilizado para este fim não tem compartimentos capazes de mantê-los seguros durante o percurso e que os animais são levados presos pelo pescoço, amarrados por corda à estrutura do veículo.