Enel Goiás fica entre as 8 piores concessionárias do Brasil, aponta Aneel
Pesquisa sobre satisfação dos consumidores e outros indicadores de 2019 foram divulgados nesta segunda (17) – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta segunda-feira (17), o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc). Na classificação, a Enel Distribuição Goiás está entre as oito piores distribuidoras. Os dados são de 2019, e registra uma queda de -8,08% em relação à 2018.
A maior queda registrada foi da confiança dos consumidores, que ficou em -11,10%, na sequência, está o valor, que chegou aos -9,37%, fidelidade (-1,53%) e qualidade (0,34%). O estudo foi realizado em 17 municípios de Goiás de junho a agosto de 2019. A média das concessionários no Brasil foi de 67,38, melhorando em 1,93% ante 2018.
Com esse resultado, a Enel passou da posição 43ª para 45ª no ranking nacional dentre 53 concessionárias, o que demonstra avanço negativo.
Procurada pela reportagem, a empresa afirmou que iniciou, em fevereiro de 2019, plano de aceleração e investimentos que resultou em uma redução de 45% no número de reclamações totais contra a companhia no Estado, quando comparados os meses de dezembro e fevereiro de 2019. A companhia citou, entre os investimentos, aumento na capacidade de atendimento por meio de canais nas redes sociais.
Leia a nota na íntegra:
A Enel Distribuição Goiás esclarece que, em fevereiro de 2019, iniciou um plano de aceleração e investimentos que resultou em uma redução de 45% no número de reclamações totais contra a companhia no Estado, quando comparados os meses de dezembro e fevereiro de 2019. Diversas ações estão sendo executadas para melhorar o atendimento ao consumidor, tais como: aumento na capacidade de atendimento do Call Center e das redes sociais, ampliação do horário de funcionamento das lojas e aumento na quantidade de vans itinerantes que circulam no estado para prestar atendimento à população. Além disso, a companhia também iniciou o atendimento por WhatsApp, por meio do qual é possível informar sobre falta de energia, solicitar segunda via de fatura, consultar débitos e tirar dúvidas. Essas novas ações de aproximação com o cliente resultaram em impacto positivo em alguns quesitos da pesquisa IASC, tais como: informação ao cliente, segurança no valor cobrado, orientações sobre os riscos do uso de energia, esclarecimento sobre direito e deveres, facilidade para contatar a empresa, cordialidade no atendimento, acesso fácil aos pontos de pagamento e fornecimento de energia sem interrupção. A Enel Goiás vai continuar trabalhando para melhorar cada vez mais serviço prestado aos clientes goianos.