Ministro da Saúde descarta restrição a voos e cruzeiros estrangeiros
O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado hoje (26) – Foto: Divulgação
Igor Afonso
O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Madetta, descartou a hipótese de limitar o ingresso de estrangeiros no país, como forma de tentar dificultar a disseminação do Coronavírus.
“Não vamos fazer nenhum tipo de interrupção de voos porque não há nenhuma eficácia nisto”, disse o ministro, ao confirmar hoje (26) o primeiro caso de infecção pela doença no Brasil.
O ministro comparou o Coronavírus a mais uma gripe que a humanidade vai ter que atravessar. “Das gripes históricas, esta tem letalidade menor e tem uma transmissibilidade similar à de determinadas gripes que a humanidade já superou. Nosso sistema já passou por epidemias respiratórias graves, como a do H1N1, e vamos atravessar mais esta situação investindo em pesquisa e na clareza de informações”, discursou.
Segundo o ministro, que é médico, as formas mais eficazes de o país evitar a disseminação da doença são dotar a rede de saúde nacional da capacidade de identificar e testar os casos suspeitos rapidamente, e, em caso positivo, adotar os procedimentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo ministério. Além disso, a população deve intensificar os cuidados recomendados para qualquer tipo de gripe, como evitar aglomerações desnecessárias.