Presos suspeitos de falsificação e venda de medicamentos para emagrecer
Eles vendiam as cápsulas sem autorização, através de aplicativos e sites na internet. Detidos estavam com R$ 27 mil em espécie| Foto: Reprodução/PM
Eduardo Marques
Uma associação criminosa que fabricava, distribuía e revendia medicamentos para emagrecer sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi desarticulada pelo Comando de Operações de Divisas nessa segunda-feira (13), em Brazabrantes, na Região Metropolitana de Goiânia. Com eles, foram apreendidos mais de R$ 27 mil provenientes das vendas ilegais.
A Polícia Militar (PM) chegou até os autores após receber denúncias da fabricação e venda ilícitas. Os falsos medicamentos eram produzidos à base de inibidores de apetite, como sibutramina.
Com os detidos, os policiais encontraram milhares de cápsulas do medicamento ilegal. Além de instrumentos utilizados na fabricação. Os suspeitos também registravam toda a movimentação financeira em cadernos de contabilidade.
De acordo com a corporação, os produtos falsos eram encapsulados e envasados em locais inapropriados, medicamentos que depois eram rotulados como fitoterápicos, supostamente compostos de raízes e ervas medicinais.
Segundo apuração feita no local, as vendas eram realizadas por meio de grupos de aplicativos de mensagens, site de vendas na internet, além de venda porta a porta.
Eles foram presos pelo crime previsto no artigo 273 do Código Penal, falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais) e por associação criminosa.