Governo Federal consegue entregar só 2 milhões de testes da Covid-19
Mesmo sem cumprir meta de 23,9 milhões de unidades entregues aos Estados, o Ministério da Saúde dobra meta de 46,2 milhões – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
O Governo Federal entregou apenas 2 milhões de testes para novo coronavírus ao Estados até o momento, das 23,9 milhões de unidades, e mesmo com esse atraso o Ministério da Saúde (MS) dobrou a meta e informou que irá distribuir 46,2 milhões.
Os testes rápidos são recomendados para a aplicação em profissionais de saúde. A meta de dobrar a quantidade foi anunciada na segunda-feira (20), pelo novo ministro da Saúde, Nelson Teich.
Segundo ele, a medida é um projeto “que já está sendo feito”, como revisão da quarentena. Por outro lado, o ministro explicou sobre a aplicação dos exames. “Teste em massa não significa testar a população toda. A gente vai usar teste de forma que pessoas examinadas vão refletir a população brasileira”, disse Teich, em vídeo.
Para os técnicos do MS há dificuldades para encontrar exames confiáveis no mercado, como atrasos constados da Fiocruz na produção. Já os testes rápidos – entregues pelo Governo Federal – foram doados pela mineradora Vale.