Passe livre tem validade prorrogada para pessoas com deficiência
A medida foi tomada como forma de diminuir o risco de contágio e vale para documentos vencidos a partir de março deste ano – Foto: Guichevirtual
Juliana Gomes
A validade do passe livre de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência foi prorrogada. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (30) e vale para para documentos vencidos a partir de março de 2020. As credenciais serão renovadas automaticamente até o dia 31 de dezembro. Assim, os usuários não precisarão realizar a solicitação presencial.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura a decisão está relacionada ao período de pandemia de Covid-19. Uma forma de evitar a aglomeração e, consequentemente a disseminação da doença.
A pasta ressalta que diante dos riscos de contaminação, a decisão veio como forma de evitar a aglomeração de pessoas nos estabelecimentos públicos e destaca que a validade do passe livre é de 3 anos.
“A medida vem para proteger as pessoas com deficiência do Coronavírus, uma vez que o benefício atende um grande número de pessoas.”, afirma Maria Aparecida de Siqueira, gerente de inclusão das pessoas com deficiência.