O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Pandemia

Prefeitura de Goiânia diz que não há data para reabertura total do comércio

Gestão quer antecipar feriados de 12 e 24 de outubro para as próximas semanas, a fim de aumentar isolamento social e frear pandemia na capital| Foto: Divulgação

Postado em 5 de junho de 2020 por Redação
Prefeitura de Goiânia diz que não há data para reabertura total do comércio
Gestão quer antecipar feriados de 12 e 24 de outubro para as próximas semanas

Eduardo Marques

A Prefeitura de Goiânia fez nesta sexta-feira (5) uma reunião para discutir o enfrentamento da Covid-19 e dizer que não existe data para a reabertura total do comércio. O órgão estuda antecipar feriados. Na capital já foram contabilizados 2.410 casos de Covid-19 com 75 mortes. O município avalia que as duas próximas semanas serão fundamentais para o controle da epidemia em Goiânia. A intenção é de elevar o isolamento social de 38% para 50%. 

A conversa aconteceu durante uma coletiva de imprensa, às 11h, no Paço Municipal. Estiveram presentes representantes de várias pastas do município, entre eles, a secretária Fátima Mrué, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o secretário Paulo Ortegal, da Secretaria Municipal de Governo (Segov). Eles falaram sobre os efeitos da possível flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos não essenciais.

Durante a coletiva, as autoridades apresentaram um balanço do que o município fez, até o momento, para enfrentar a crise provocada pela Covid-19, além de ressaltar as ações que ainda pretendem fazer.

Fátima disse que a prefeitura está muito preocupada com a taxa de isolamento social, que neste momento está em aproximadamente 38%, e a prefeitura disse que precisa que essa taxa suba para 50% nos próximos 15 dias.

Segundo o secretário de governo, Paulo Ortegal, há preocupação com a atividade econômica e com a vida também. Ele ressaltou que um estudo está sendo feito e que deve ser concluído até na segunda-feira (8). Na próxima semana, dia 11 já é feriado de Corpus Christi. O Município vai decretar ponto facultativo na sexta-feira, dia 12.

“A antecipação de feriados tem vinculação com a constituição, temos pensando em 12 de outubro e 24 de outubro”, disse o secretário. A antecipação ocorreria na semana seguinte ao Corpus Christi.

Leitos

A secretária de Saúde, Fátima Mrué, afirmou que o calendário de reabertura de outras atividades em Goiânia está, por ora, suspenso. Ela explicou que a baixa taxa de isolamento social e percentuais preocupantes de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria impedem uma retomada segura.

Havia expectativa para que shoppings fossem reabertos já neste sábado (6) e a Região da Rua 44 no próximo dia 13. Fátima Mrué afirmou que os leitos de enfermaria estão com 93% de ocupação. Os de UTI estão em 78%. Os dados, conforme explicou, são referentes à Maternidade Célia Câmara e ao Hospital das Clínicas da UFG. Para flexibilizar as atividades econômicas, a secretária diz que é necessário aumentar a taxa de isolamento e ampliar a capacidade de leitos.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também