Maternidade Dona Iris tem 4 casos confirmados de Covid-19 e enfrenta surto de superbactéria
A Instituição proibiu temporariamente a entrada de novos pacientes. Além dos quatro casos confirmados de Covid-19, maternidade enfrenta surto da superbactéria KPC. Foto – Divulgação
Marcella Vitória
A Maternidade Dona Iris, da rede pública de Goiânia, confirmou nesta terça-feira (9) quatro casos de Covid-19. Um bebê e três servidores testaram positivo. A unidade enfrenta um surto da superbactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC), que também pode causar a morte.
A Instituição comunicou a proibição temporária da entrada de novos pacientes Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCIN), devido a situação.
As informações foram repassadas em nota pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundach), Organização Social (OS) que administra a maternidade.
Diante do cenário, os acompanhantes dos recém nascidos não poderão ficar junto com os bebês até a situação ser retornada. Desde que todas as informações necessárias forem repassadas, visitas virtuais poderão ser realizadas.
KPC
A KPC é uma bactéria transmitida em ambiente hospitalar e pode causar infecções sanguíneas, urinárias e generalizada, além de pneumonia. Os sintomas são febre, dor no corpo e dor na bexiga.
Estado dos infectados
O bebê está internado em isolamento um leito de UTI, acompanhado da mãe. Os profissionais foram afastados e estão cumprindo regime de isolamento e todos têm quadro clínico estável.