Aparecida passa adotar isolamento social mais rígido a partir de domingo
Cenário passa a ser laranja, em que cada macrozona fecha duas vezes de segunda a sexta-feira e a cidade inteira fecha aos sábados, a partir das 13 horas, e aos domingos o dia todo| Foto: Reprodução/ Rodrigo Estrela
Eduardo Marques
Aparecida de Goiânia vai adotar medidas mais rígidas de isolamento social a partir do próximo domingo (5). As regras do cenário laranja, estabelecido por decreto, passam a ser vigentes. Assim, cada macrozona fecha duas vezes de segunda a sexta-feira e a cidade inteira fecha aos sábados, a partir das 13 horas, e aos domingos o dia todo.
O município adotou o modelo de escalonamento por macrozonas no dia 8 de junho. Usou o cenário verde, considerado “estável”, com cada macrozona fechando uma vez por semana até o último domingo. A partir dessa data passou para o cenário amarelo, considerado de risco “moderado”, em que todas as macrozonas fecham também no domingo.
O aumento no número de casos de contaminação por coronavírus e a ocupação de leitos foi determinante para o aumento gradual no isolamento social. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na segunda-feira, 29, Aparecida tinha 2.725 casos de Covid-19 confirmados, dos quais 46 hospitalizados e 44 óbitos. Outros 1.669 foram considerados recuperados da doença.
Nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos de UTIs públicas ficou próximo de 60% e os leitos privados em 100%.
Veja as macrozonas que devem ficar com o comércio fechado em cada dia da semana:
Segundas-feiras: Vila Brasília, Buriti Sereno, Cidade Livre e Alto Paraíso;
Terças-feiras: Garavelo, Alto Paraíso, Vila Brasília e Zona da Mata;
Quartas-feiras: Garavelo, Centro, Zona da Mata e Expansul;
Quintas-feiras: Centro, Expansul, Santa Luzia e Papillon;
Sextas-feiras: Papillon, Santa Luzia, Cidade Livre e Buriti Sereno;
Sábado: Fecham a partir das 13 horas;
Domingo: Fecham o dia todo.