O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Complexo Prisional

Dois detentos de Aparecida morrem de Covid-19 em apenas uma semana

De acordo com a DGAP, um detento teria se infectado fora do presídio e o outro estava internado no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia| Foto: Reprodução

Postado em 5 de julho de 2020 por Redação
Dois detentos de Aparecida morrem de Covid-19 em apenas uma semana
De acordo com a DGAP

Da Redação

Dois detentos do Complexo Prisional de Aparecida morreram por causa da Covid-19 em uma semana, segundo o último boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) nesse sábado (4).

Ao todo, 189 presos já contraíram o coronavírus desde o começo da pandemia. A situação preocupa entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás.

De acordo com a DGAP, a primeira morte foi a de um detento que foi infectado fora do presídio. Segundo a direção da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia, o custodiado passou pela triagem no dia 19 de junho. Porém, ele necessitou de atendimento médico, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A DGAP garante que ele não teve contato com os demais presos.

Dois dias depois, o paciente foi submetido ao exame RT-PCR, cujo o resultado foi negativo. E, no último dia 24 de junho, ele repetiu o teste – que constatou a doença. Vale ressaltar que os dois testes foram realizados fora da unidade prisional. A notícia da morte foi transmitida à direção da unidade por um familiar no último dia 30 de junho.

Segunda morte

O segundo detento morreu no última sexta-feira (3). Segundo a DGAP, ele cumpria pena na Casa de Prisão Provisória (CPP) e estava internado no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) desde o último dia 27 de junho após apresentar tosse. Ele estava na unidade desde o último dia 13 de junho. A direção da unidade ressalta que, logo que foi identificado os sintomas da Covid-19, o preso foi isolado e encaminhado para a assistência.

Números

Segundo a DGAP, 189 presos tiveram confirmações da doença e 62 já se recuperaram da doença. Além das duas mortes citadas, três detentos ainda estão internados. Para tal saldo, foram realizados 587 testes. Já os servidores, estão 112 casos confirmados, 84 estão recuperados, 66 estão em quarentena e 38 casos suspeitos estão sendo monitorados.

Uma morte foi confirmada. De acordo com a DGAP, a vítima era um servidor idoso e ocupava função administrativa. Ele estava afastado das funções desde 19 de março. A pasta destaca que a contaminação ocorreu fora da unidade prisional. Foram realizados 3054 testes até o momento. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também