Bolsonaro tem sintomas da Covid-19 e fará novo teste
Resultado do exame deve sair nesta terça-feira (7). O presidente afirmou que foi ao hospital para fazer raio-x do pulmão e que está ‘tudo bem’ – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
Com sintomas da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (6), que fará um novo exame da Covid-19. Bolsonaro chegou a se sentir mal, tendo febre (um dos sintomas da doença).
Ele chegou a realizar exames de pulmão no Hospital das Forças Armadas e o resultado deve sair nesta terça-feira (7). “Eu vim agora do hospital, fiz uma ‘chapa’ de pulmão. Tá tudo limpo. Vou fazer exame do Covid agora há pouco, mas tá tudo bem”, relatou o presidente aos apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.
Ainda que admitindo a suspeita de estar infectado pelo novo Coronavírus, Bolsonaro parou para conversar com um grupo, o presidente usou máscara durante toda a conversa, pediu e evitou se aproximar das pessoas. “Não pode chegar muito perto não, tá. Recomendação para todo mundo,” afirmou.
Pela agenda oficial, o presidente despachou durante todo o dia e esteve com seis ministros: Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Levi Mello (Advocacia-Geral da União).
O último compromisso oficial de Bolsonaro foi às 16h40, com o secretário especial de Cultura, Mário Frias. Já às 17h, ele não participou da cerimônia de apresentação do Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras com a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Bolsonaro deixou o Planalto por volta das 17h40 para ir ao hospital. Antes, o presidente já tinha feito três testes para detectar a Covid-19; um em março, após o presidente voltar de viagem oficial aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente Donald Trump, quando ao menos 23 pessoas da comitiva brasileira tiveram a doença.
À época, o presidente chegou a anunciar que os resultados deram negativo e recusou apresentar os testes, que depois após decisão judicial, por solicitação do jornal O Estado de S. Paulo, foi divulgado.