Testagem rápida para Covid-19 será realizada a partir de quarta (5), em Goiânia
A primeira região contemplada será a Norte. Os próximos locais serão definidos a partir das próximas semanas, de acordo com o boletim epidemiológico – Foto: Reprodução
Marcella Vitória
Goiânia dará início a um sistema de testagem rápida para detectar casos de Covid-19, a partir desta quarta-feira (5). Serão cerca de 185 mil testes gratuitos por antígeno, tipo que identifica o vírus no momento da infecção, e destinados a pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. Intuito é reduzir as contaminações e internações provocadas pelo vírus.
Os testes serão feitos em diferentes etapas, cada semana em uma região da capital, sendo a primeira na região Norte. As equipes de saúde estarão dispostas na Escola Municipal Pedro Costa, no Jardim Guanabara, de quarta (5), à sexta-feira (7). O atendimento será feito na modalidade drive thru e no interior do colégio para aqueles que não possuem veículo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a testagem será realizada na população com idade acima de 12 anos. É orientado que as pessoas que tiverem algum sintoma procurem uma unidade de saúde, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico.
Ainda conforme informa a SMS, não há definição dos bairros contemplados com a testagem, visto que a escolha da região baseia-se na situação epidemiológica dos últimos 14 dias. A pasta vai avaliar os locais com maior aumento de casos na próxima semana, para destinar os testes.
Coleta e resultado
A coleta do material para testagem é feita por meio de swab, que são espécies de hastes flexíveis inseridas no nariz. O paciente pode aguardar no local e todo o processo ficará pronto em 60 minutos. Caso alguma pessoa teste positivo, será atendida no mesmo local, que contará com equipe médica, biomédica, e enfermeiros responsáveis pelos procedimentos de orientação e cuidados.