O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Segurança

Uber ganha gravação de áudio e checagem de identidade de usuários

Aplicativo passa a verificar identidade de usuários com a leitura de documentos antes do início da primeira viagem| Foto: Reprodução

Postado em 3 de setembro de 2020 por Redação
Uber ganha gravação de áudio e checagem de identidade de usuários
Aplicativo passa a verificar identidade de usuários com a leitura de documentos antes do início da primeira viagem| Foto: Reprodução

Eduardo Marques

A Uber anunciou na manhã desta quinta-feira (3), durante o evento Uber Destino 2020, – que nesse ano foi realizado virtualmente por conta da pandemia – novos recursos de segurança para a plataforma. A ferramenta U-Áudio, que consiste na gravação do áudio de viagens, chega agora para todas as cidades onde o serviço atua no Brasil. Além disso, o recurso U-Ajuda 2.0, que alerta paradas longas e inesperadas durante o trajeto, ganhou uma nova versão para avisar também caso uma corrida termine antes do previsto.

A Uber também iniciou, em algumas cidades, a verificação de identidade com RG ou CNH antes de viagens para usuários que pagarem pela primeira corrida em dinheiro e não cadastrarem cartão de crédito no aplicativo.

A gravação de áudio de viagens, chamada U-Áudio, foi anunciada em novembro e lançada gradativamente nas cidades. Agora, o recurso está disponível para todos os usuários no Brasil, a partir do ícone de escudo azul exibido no aplicativo ao pedir uma corrida. O passageiro pode escolher em gravar o áudio antes ou durante qualquer momento da viagem.

Ao concluir o passeio gravado, o aplicativo pergunta se está tudo bem, ou se o usuário deseja denunciar algum incidente de segurança. A gravação é criptografada e disponibilizada para a equipe da Uber apenas se o passageiro decidir relatar um problema, e escolher enviar o áudio junto a uma denúncia escrita.

Já a nova checagem de documentos acontece antes de fazer a primeira corrida em dinheiro pelo aplicativo, e será lançada inicialmente em algumas cidades no Brasil. A Uber, então, indicará que é necessário escanear o RG para verificar a identidade do usuário de acordo com a base de dados do momento do cadastro. Não será possível fazer uma viagem até concluir a confirmação de identidade.

A ferramenta U-Ajuda, lançada em janeiro para informar quando ocorrer paradas longas ou inesperadas, foi incrementada e é agora capaz de detectar quando uma viagem é concluída antes do destino indicado no aplicativo. Assim, a Uber pergunta tanto ao motorista quanto ao passageiro, após o desembarque, se está tudo bem. O aplicativo também exibe, nesse momento, opções de segurança, como ligar para a polícia ou relatar um problema.

O Uber já tinha anunciado nesta terça-feira (1º) que passaria a verificar o uso obrigatório de máscaras de passageiros durante viagens. A medida foi anunciada apenas para motoristas em maio, e agora também vale para os usuários. Contanto, enquanto o condutor deve confirmar a máscara facial ao ligar no aplicativo para aceitar corridas tirando uma selfie pelo aplicativo, a Uber requer verificação do uso por passageiros apenas caso eles sejam denunciados por um motorista por não apresentar máscara.

Nesse caso, o aplicativo pedirá que o usuário tire uma foto antes da próxima viagem que fizer pelo Uber. A medida de segurança tem lançamento previsto no Canadá e Estados Unidos para o fim de setembro, e deve chegar na América Latina e outros países mais tarde.

Uber Eats

Entregadores parceiros que utilizam bicicletas e motocicletas para realizar entregas vão passar a receber mensagens educativas sobre melhores práticas no trânsito. A ideia é contribuir com informações relevantes para que os parceiros tomem as devidas precauções e evitem acidentes. O conteúdo foi elaborado em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo e consultores de engenharia de trânsito e análise de comportamento como a Hora H e a Talentos Agregados.

Os restaurantes cadastrados no Uber Eats agora precisam passar por uma lista de verificações para confirmar que seguem medidas sanitárias, como monitoramento da saúde dos funcionários e higienização de utensílios.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também