O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
FoxMappin

Maguito e Adriana tem melhor aceitação na regiões Sul e Leste

Líderes na pesquisa FoxMappin não apresentam bons números em bairros da região norte| Foto: Reprodução

Postado em 10 de setembro de 2020 por Redação
Maguito e Adriana tem melhor aceitação na regiões Sul e Leste
Líderes na pesquisa FoxMappin não apresentam bons números em bairros da região norte| Foto: Reprodução

Samuel Straioto

Pesquisa realizada pelo Instituto FoxMappin, do grupo O Hoje, sobre o cenário eleitoral em Goiânia, identificou os desempenhos dos líderes da disputa na Capital, faltando menos de uma semana para o encerramento do período de convenções partidárias, em que legendas obrigatoriamente precisam definir candidaturas ou a formação de alianças. O prazo termina no dia 16. Segundo o levantamento, Iris e Maguito tiveram melhor desempenho na região sul da capital, enquanto que Adriana Accorsi foi mais bem aceitada pelo eleitor da região leste.

As entrevistas foram realizadas em 196 bairros situados em sete macrozonas da capital. No relatório geral apresentado na última quarta-feira (9), foram apresentados dois cenários, um com a presença de Iris Rezende e outro com Maguito Vilela, representando o MDB. Em ambos os cenários, há um empate técnico dos emedebistas com a pré-candidata do PT, Adriana Accorsi. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Com Iris na disputa, o prefeito aparece com 26% e Adriana 23%. Com Maguito na corrida, o ex-governador tem 20% da preferência do eleitorado, contra 23% da petista. 

Houve a opção de apresentar o desempenho dos pré-candidatos líderes do levantamento nas diferentes macrozonas. Independente se com a presença de Iris ou Maguito, Adriana Accorsi teve maior índice registrado em bairros da região leste da capital. 6,2 dos 23% dela nos dois cenários da pesquisa vieram de bairros situados nesta localidade, na saída para Senador Canedo. Por outro lado, o desempenho mais fraco é na região oeste da capital com apenas 1,8% com a presença de Iris Rezende e cai para 1,6% com a entrada de Maguito Vilela. Na região central, Adriana apresentou estabilidade nos dois cenários, com 3,1%.

Segundo a pesquisa FoxMappin, o melhor desempenho do prefeito Iris Rezende é na região sudoeste com 7,6% de um total de 26% obtidos em toda a cidade. Já em bairros situados na região noroeste, tradicional reduto irista, o desempenho ficou bem abaixo com 2,3% das intenções de voto. Iris ainda teve bom índice na região sul de Goiânia com 5,3% do total. Maguito Vilela apresenta percentuais mais baixos se comparados a Iris e Adriana. No entanto, teve maior regularidade nos números. A pior aceitação dele é em bairros da região norte com apenas 0,8%, já no lado oposto na cidade, na região sul, divisa com Aparecida, onde foi prefeito por dois mandatos entre 2009 e 2016, Maguito aparece com 4,7%.

O público pesquisado nas regiões apresenta a seguinte proporcionalidade: Goiânia: 12 % Central; 14 % Leste; 10 % Noroeste; 10 % Norte; 14 % Oeste; 24 % Sudoeste e 16 % Sul, totalizando 196 bairros pesquisados. Os entrevistados residem ou votam nas macrorregiões citadas. No levantamento 52 % dos entrevistados são do sexo feminino e 48 % masculino. Faixa etária: 23 % de 16 a 24 anos; 41 % de 25 a 39 anos; 27 % de 40 a 50 anos e 9% acima de 60 anos. Já em relação ao nível de Escolaridade: 10% ensino Fundamental Completo / Incompleto; 40% ensino Médio Completo / Incompleto; 49% ensino Superior Completo / Incompleto e 1% Lê e Escreve / Analfabeto. Já quanto a Renda Familiar (incluído a renda do entrevistado): 8% até 1 salário mínimo; 42% de 1 a 3; 30% de 3 a 5; 14% de 5 a 10; 5% Acima de 10 salários mínimo e 2% dos entrevistados não informaram.

Metodologia

A pesquisa FoxMappin com intenções de voto para eleições municipais em Goiânia foi realizada entre os dias 25 e 31 de agosto. Foi utilizada uma amostra de 794 entrevistados, sendo estratificada segundo a região, sexo, faixa etária acima de 16 anos, nível de escolaridade e renda familiar. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas em 196 bairros em sete macrorregiões da capital: Central, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. A amostra representa o nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) com o seguinte número: GO-04258/2020. (Especial Para O Hoje)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também