Maguito Vilela deixa hospital em Goiânia e segue para São Paulo
Candidato continuará o tratamento da infecção por coornavírus no Hospital Albert Einstein, em São Paulo| Foto: Reprodução
Eduardo Marques
A assessoria do candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, informou que ele saiu de ambulância do Hospital Órion para ser transferido por uma UTI aérea para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele deixou a unidade de saúde às 18h35 e seguiu para o aeroporto. Maguito está consciente e utilizando ventilação pulmonar não invasiva. Seu quadro de saúde é estável.
Vale lembrar, a assessoria do candidato informou, por nota, nesta terça, que Maguito seria transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para dar prosseguimento ao tratamento da inflamação pulmonar causada pela covid-19. A decisão ocorre um dia após ele ser internado na UTI do Hospital Órion, onde deu entrada na última semana.
Mais cedo, durante reunião coletiva, o médico pneumologista Marcelo Rabahi afirmou disse que o emedebista teve evolução de desconforto na respiração nas últimas 24h. “A transferência dará um suporte de assistência respiratória mais otimizada. É como transferir de uma ala para outra”, diz ao lembrar que trata-se da mesma rede hospitalar. Segundo ele, a decisão partiu em conjunto com a família do emedebista.
Em relação ao comprometimento pulmonar, o médico expõe que o ex-governador está entre 50% e 75%, mas não teve piora neste sentido de segunda para terça. Rabahi irá acompanhar Maguito até São Paulo.
Apesar do desconforto respiratório citado, o médico explicou que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia está acordado e consciente, com função cardíaca e renal muito boas. “Então, foi decidido em conjunto com família que ele seria transferido para São Paulo para seguir com o tratamento de forma mais intensiva”, disse.
Sobre a transferência, ele explica que uma equipe médica de São Paulo veio com uma aeronave, UTI Móvel, para garantir a segurança de Maguito durante o transporte.
Transferência
A assessoria informou, mais cedo, que a transferência ocorre por recomendação médica em função de o paciente poder encontrar, na unidade do Hospital Albert Einstein, melhores condições para tratamento da recuperação da inflamação nos pulmões. Maguito foi hospitalizado na última quinta-feira (22), no Hospital Órion, em Goiânia, dois dias após testar positivo para a Covid. A assessoria dele disse que isso ocorreu para que o emedebista pudesse enfrentar os períodos mais críticos da doença, que se dão do 6° ao 9° dias de infecção.
O ex-governador começou a se sentir mal, com dores de cabeça e coriza, na noite do dia 18 de outubro. Ele interrompeu as atividades de campanha no último dia 19.