O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Testes suspensos

Anvisa anuncia que testes da vacina CoronaVac estão suspensos temporariamente

No mesmo dia mais cedo a agência anunciou ter começado as obras necessárias para a fabricação de cerca de 1 milhão de doses da CoronaVac. – Foto: Reprodução/ Internet

Postado em 10 de novembro de 2020 por Raphael Bezerra
Anvisa anuncia que testes da vacina CoronaVac estão suspensos temporariamente
No mesmo dia mais cedo a agência anunciou ter começado as obras necessárias para a fabricação de cerca de 1 milhão de doses da CoronaVac. - Foto: Reprodução/ Internet

Ana Julia Borba 

No fim da tarde da última segunda-feira (09), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que os testes da vacina CoronaVac estão temporariamente suspensos no Brasil. A decisão se consiste em reações “adversas” durante os testes – o órgão não especifica quais seriam essas reações.

Em nota, a agência informou que tais reações foram notificadas no dia 29 de outubro, e uma outros 10 dias depois. Afirmou ainda que nenhum voluntário poderá ser vacinado até que a agência possa “julgar o risco/benefício da continuidade do estudo”.

Mias cedo no mesmo dia a agência teria anunciado que havia começado as obras necessárias para a fabricação de cerca de 1 milhão de doses da CoronaVac. 

O Instituto Butantan afirmou em nota que “está à disposição da agência reguladora brasileira para prestar todos os esclarecimentos necessários referentes a qualquer evento adverso que os estudos clínicos podem ter apresentado até momento”.

Ainda em nota, o Instituto Butantan afirmou ter estranhado a decisão da Anvisa em relação aos testes e diz que está “apurando em detalhes o que houve com o andamento dos estudos clínicos da CoronaVac”. 

A Anvisa publicou uma lista com os possíveis eventos adversos “”morte, evento adverso potencialmente fatal, incapacidade ou invalidez persistente, internação hospitalar do paciente, anomalia congênita ou defeito de nascimento, qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico e evento clinicamente significante”.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também