Realidade para brasileiros, presidente da Caixa diz que não sabia que existiam moradores em lixões
Em solenidade no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, 3, Pedro Guimarães se disse surpreso com “descoberta” | Foto: Reprodução
Nathan Sampaio
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, se mostrou espantado em solenidade realizada no Palácio do Planalto nessa quinta-feira, 3. De acordo com ele, foi uma surpresa se deparar com pessoas morando nos lixões pelo Brasil. A declaração ocorreu em meio às comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
“Há três semanas nós visitamos alguns lixões. E o que a gente viu é algo que eu nunca tinha pensado que existisse. Pessoas morando nos lixões, e vivendo no chorume”, declarou Guimarães. O que causou uma grande reação na internet, já que a grande maioria das pessoas conhece a realidade da miséria no país.
Em uma das respostas, a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ) ficou surpresa com a declaração de Pedro Guimarães. “Bom dia, minha gente! Eu não sei se vocês viram mas ontem, numa cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da Caixa Econômica disse que só agora ficou sabendo que tem brasileiros morando em lixões. Esse é o desgoverno Bolsonaro”, escreveu.
A também deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL/SP) também se pronunciou. “O Ministro da Saúde diz que não sabia o que era o SUS. O Presidente da Caixa diz que não sabia que existem pessoas que moram em lixões. A falta de noção das lideranças do governo Bolsonaro é um escárnio com o povo brasileiro.”
Outra internauta também disse: “como assim o presidente da Caixa Econômica descobriu, AGORA EM PLENO 2020, que no Brasil pessoas vivem nos lixões? Típico exemplo da elite alienada que temos neste país”.
Ainda de acordo com o presidente da Caixa, na próxima semana será aberto o primeiro edital de financiamento aos lixões. “Apesar de ser uma responsabilidade das prefeituras, esse governo termina novas obras e vai atrás da ajuda daqueles que precisam”, disse, completando que ao longo desse ano, ele e executivos do banco têm percorrido diversas cidades brasileiras para visitar e conhecer melhor a realidade dos brasileiros.