Sebrae-GO marca presença em live de encerramento do Projeto Brasil Central Energias Renováveis
Evento acontece nesta terça-feira (8/12) com o tema “Energias Renováveis – Melhorando a Competitividade dos Pequenos Negócios” | Foto: divulgação
Nathan Sampaio
Nesta terça-feira (8/12), o Sebrae realizará o encerramento do Projeto Brasil Central Energias Renováveis. O evento virtual será no Youtube do Sebrae Mato Grosso do Sul e será conduzido pela gestão nacional do projeto. O Centro-Oeste, que possui grande potencial para gerar energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, foi escolhido pelo volume de resíduos do agronegócio como insumo. Boas oportunidades de negócio poderão surgir nos segmentos das energias de biomassa, biogás e biocombustíveis nesta região. Ao contrário das fontes solar fotovoltaica e eólica, que estão bem-mapeadas no país, ainda é um grande desafio conhecer os potenciais para as energias de biomassa, biogás e biocombustíveis.
Para levantar informações sobre este cenário, o Sebrae Nacional criou o Projeto Brasil Central Energias Renováveis, em outubro de 2018, do qual fazem parte os estados de MT, MS, GO e o DF e, ainda, Roraima (devido ao potencial para energia eólica e à vulnerabilidade energética deste Estado). O Sebrae Goiás fez a produção de cartilhas sobre o tema e as peculiaridades de cada um destes Estados.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae Goiás, Antonio Talone Neto, a elaboração das cartilhas, infográficos e vídeos, as quais cada Estado MS, MT, DF, GO e RR desenvolveram os seus estudos conforme as características do Estado, tem como objetivo pautar dados e informações que contribuam com a disseminação do conhecimento sobre o assunto para Pequenos Negócios de segmentos relacionados às Energias Renováveis e/ou que ressaltam a importância estratégica do uso de energias limpas em setores tradicionais.
Antonio reforça que “foram desenvolvidos relatórios de inteligência competitiva visando o atendimento aos gargalos em temas estratégicos ao projeto, sob o apoio e a referência dos documentos das Redes de Inteligência do Sistema Sebrae, do Centro Sebrae de Sustentabilidade, de parceiros estratégicos e prestadores de serviços especializados, com a identificação de estudos de unidades modelos que utilizam as Energias Renováveis”.
Além disso, ele garante que a vocação regional de cada estado em ações de energias renováveis como biodigestor, energia solar, biomassa, biocombustível e eólica. “Será realizado visita técnica com a finalidade de conhecer a unidade e todo o seu funcionamento, desde os indicadores que demonstre seus históricos, a viabilidade e potencial de geração de energia renovável, e avaliação dos modelos mais adequados que tenha aderência ao nosso público, dando visibilidade a estas unidades para todo o país”, afirmou o gestor.
“podemos destacar que para o Sebrae Goiás, o Projeto Brasil Central Negócios – Energias Renováveis – mostra a importância do trabalho em redes uma vez que promove o fortalecimento de parcerias entre os diversos setores voltados a um propósito comum: produzir energia limpa, economicamente viável e alinhada aos objetivos da ODS. Podemos ressaltar quanto a relevância do tema, vez que, a energia renovável vem ganhando espaço nas discussões mundiais visto a necessidade desta nova realidade se tornar uma prioridade ambiental, econômica, política e social”, finaliza Antonio.
Confira a programação do evento:
14h- Abertura com Wanderson Portugal Lemos, Diretor Técnico do Sebrae-GO.
14h15- Palestra “Energias Renováveis – Possibilidades Atuais, Tendências e Futuro” com Bárbara Rubim, CEO da Bright Strategies.
15h- Apresentação de Portfólio com Rhauan Romagnolli Dias, Analista do Sebrae-MT.
15h30- Painel Governanças: “Qual a importância das governanças para o avanço da utilização de Energias Renováveis no país”, com Alexandre Henklain, Coordenador do Fórum de energias Renováveis de Roraima. Prof. Marcelo Ferreira Tete, Professor da UFG e Embaixador da ENRICH no Brasil. Mediadora: Graciela Missio, Analista do Sebrae-RR.
16h45- Talk Show “Os benefícios da utilização de Energias Renováveis nos Pequenos Negócios”, com Suenia Maria Cordeiro de Sousa, do Centro Sebrae de Sustentabilidade – Sebrae-MT. Celso Philippi Júnior – Case Biomassa, da Fazenda Estância Colorado. Mediadora: Claudia Souza Silva, Consultora do Sebrae-GO.