“Me sinto honrada”, diz primeira mulher a receber dose da vacina contra Covid-19 em Goiânia
Saiba quem foram as pessoas vacinadas contra covid-19 em Goiás nesta segunda-feira (18/01) | Fotos: Cristiano Borges
Nathan Sampaio
Único governador apto a vacinar, por ser o único médico entre os 27 no Brasil, Ronaldo Caiado aplicou a primeira dose em Goiás da vacina contra Covid-19 na ex-doméstica e ex-gari Maria Conceição da Silva, de 73 anos. A aplicação, realizada na tarde desta segunda-feira (18/01), na Unidade Básica de Saúde do Jardim Leblon, em Anápolis, foi comemorada pelos goianos presentes. Hipertensa, Maria tem seis filhos, é cega de um olho e hoje vive no Abrigo dos Velhos Professor Nicéphoro Pereira da Silva. “É um dia histórico e de muita esperança”, destacou o governador. Nessa primeira remessa, Estado recebeu 183 mil doses para imunizar uma população de até 91 mil goianos.
Logo após a primeira pessoa ser vacina no Estado, Caiado voltou a Goiânia, onde vacinou Paulete Pereira dos Santos Medeiros, de 50 anos. Nascida em Goiânia, Paulete é técnica em Enfermagem do HCamp, onde a primeira dose foi aplicada. Além disso, a técnica atua no Pronto-Socorro desde março de 2020 e mora na cidade de Senador Canedo. Casada e mãe de três filhos, Paulete disse que no começo teve medo. “Mesmo com medo me candidatei desde o início. Hoje sou uma pessoa grata […] O HCamp foi a maior e melhor escola que eu tive. Me sinto muito honrada em receber essa primeira dose. Sou a favor da vacina e da ciência”, declarou.
A terceira pessoa vacinada com a primeira dose foi Reinaldo Barcelos Ferro Júnior, de 35 anos. Casado, pai de 2 filhos, Reinaldo é cidadão e morador de Trindade e trabalha na UTI do Hospital e Maternidade Municipal Celia Câmara (HMMCC). Diferente das duas mulheres, o profissional contraiu COVID-19 em maio de 2020 e teve sintomas leves. Faz exames regulares e mantém regras de higiene e distanciamento social com mais rigor.
Em depoimento, Reinaldo disse que “é uma satisfação ser o primeiro profissional da unidade a ser vacinado. Tenho a sensação de estar ajudando muita gente a perder o medo da vacina. Tive COVID com sintomas leves, sei do medo que a doença nos fez viver. Foi um para todo mundo, um ano sem poder ver a mãe e abraçar quem amamos. Espero que muita gente use esse momento como motivação!”.
Plano do Governo
Inicialmente, serão vacinadas idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, população indígena aldeada, e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. A primeira dose foi aplicada em Anápolis como sinal de gratidão ao município que recebeu os brasileiros repatriados de Wuhan, na China, quando iniciaram os primeiros casos de Covid-19 no mundo. “Naquele momento, todos os Estados se encolheram, e Anápolis teve um gesto que foi reconhecido nacionalmente. O que cabe a mim neste momento, como governador, é retribuir esse gesto, é fazer com que a primeira dose seja aplicada em Anápolis”, reforçou Caiado.
“Todas as 18 regionais [de saúde] recebem as vacinas de forma igualitária”, informou o governador. Os municípios de Posse e Campos Belos receberam doses transportadas por avião. As demais cidades goianas têm sua parte da vacina encaminhada por via terrestre.
Para o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, a vacinação é mais um passo no combate à pandemia, mas destacou que ainda não é momento de descuidar dos protocolos sanitários. “Começar agora é um passo importantíssimo, de esperança, que nos dá mais energia para enfrentar o coronavírus. Mas a pandemia não acabou, o uso da máscara ainda é necessário, os cuidados e o distanciamento entre as pessoas também”, defendeu.
A união de esforços entre Estado e município foi reconhecida pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que elogiou o carinho do governador por sua cidade natal. “A relação que nós temos é respeitosa, que estabelece parcerias. Isso tudo mostra o comprometimento e a forma como a gente trabalha.”