Durval Pedroso diz que foco é vacinar 100% dos trabalhadores da Saúde em Goiânia
Secretária de Saúde da capital foi entrevista pelo O Hoje News nesta quinta-feira (4/2) | Foto: Reprodução
Jordana Ayres
O secretário municipal de saúde de Goiânia, Dr. Durval Pedroso, ex-diretor técnico do Hospital Geral de Goiânia (HGG), deu uma entrevista exclusiva ao programa O Hoje News Manhã desta quinta-feira (4/2). O tema teve como base um dos assuntos de maior relevância para a sociedade atualmente: a vacinação contra Covid-19.
De acordo com Durval, os grupos que receberam hoje a imunização são aqueles trabalhadores da saúde que, apesar de não trabalharem diretamente no combate à pandemia, ainda se encontram em vulnerabilidade. “Os trabalhadores de saúde, as pessoas que estavam atuando diretamente dentro dos hospitais foram vacinadas, todos eles, desde a pessoa envolvida nos serviços gerais, na recepção, os condutores, motoristas de ambulâncias. Na própria diretriz existe o item 4 que foi ampliado que são os consultórios e laboratórios. Quando se coloca consultório, se faz referência às pessoas que estão no atendimento ambulatorial, não necessariamente a quem atende a covid.”
Quando questionado sobre a grande quantidade de pessoas que se aglomeraram no Setor Leste Universitário para receber a vacina nesta quinta-feira (4/2), respondeu dizendo que as estruturas para imunizar a população estão sendo feitas de forma muito prudente e técnica pela Secretaria Municipal da Saúde. “Nesse momento, as pessoas que estão se dirigindo até os locais foram aquelas que extrapolaram o horário. “A vacinação começava às 09:00h e algumas chegaram às 06:00 da manhã. Não é uma vacinação comum como as outras, realmente existem pessoas que agem de má fé; a secretaria municipal de saúde de Goiânia não tratará de forma omissa as tentativas de furar fila”, alega.
O secretário disse ainda que novas doses da vacina devem chegar ainda hoje na capital e que um dos principais objetivos hoje é ter 100% dos trabalhadores que estão envolvidos no combate direto a covid-19 imunizados, porém, para evitar mais óbitos, é necessário que o processo de imunização parta para outros grupos. “ Já temos toda uma programação nesse sentido e dependemos da oferta de mais doses do Ministério da Saúde que devem ser entregues hoje mesmo em Goiânia”, finaliza.
Assista a entrevista na íntegra em nosso canal no Youtube