O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Pandemia

Remessas de vacina serão maiores na próxima quinzena

Com isso a expectativa é que até junho o quantitativo de pessoas imunizadas tenha impacto mais significativo | Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Postado em 4 de fevereiro de 2021 por Redação
Remessas de vacina serão maiores na próxima quinzena
Com isso a expectativa é que até junho o quantitativo de pessoas imunizadas tenha impacto mais significativo | Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Maiara Dal Bosco

A população goiana pode ter mais esperança nos próximos meses no que diz respeito ao combate da pandemia do novo Coronavírus. De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino, ainda neste mês, Goiás começará a receber remessas maiores de vacinas de Covid-19, o que ampliará a abrangência da imunização de pessoas dos grupos prioritários já definidos no plano de vacinação do Ministério de Saúde. A expectativa é que cheguem à Goiás, ainda nesta semana, mais 29.900 doses do imunizante.

Segundo Ismael, na segunda quinzena deste mês e em março, abril e maio, o Estado receberá remessas de vacinas mais robustas. “Com isso, nossa expectativa é que até junho o quantitativo de pessoas imunizadas terá impacto significativo na redução da taxa de transmissibidade e, consequentemente, no número de casos, internações e mortes”, afirmou o secretário.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), Goiás já recebeu 278.480 doses do imunizante, sendo 212.980 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. Destas, foram distribuídas 155.780 doses, sendo 90.280 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. Dados do levantamento oficial realizado pela SES-GO apontam que até a terça-feira (2), Goiás já havia aplicado 84.525 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado.

À Capital, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram entregues pouco mais de 52 mil doses de vacinas, sendo 30.160 da CoronaVac e 22 mil da AstraZeneca, quantidade suficiente para vacinar aproximadamente 67% do total de 77 mil trabalhadores de saúde que atuam em Goiânia. Desde o dia 18 de janeiro, data em que a vacinação teve início na Capital, 20.284 trabalhadores da saúde e 760 idosos de Instituições de Longa Permanência já foram vacinados, o que totaliza 21.044 doses aplicadas.

Mesmo diante da vacinação em andamento, o Secretário de Saúde voltou a reforçar sobre a importância dos cuidados sanitários. “As pessoas não podem se descuidar, pensando que a chegada da vacina já resolveu o problema. Pelo contrário, devem manter todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde, como distanciamento, evitar aglomerações, uso de máscara e higienização continuada de mãos”, destacou.

Sobre um possível novo lockdown e fechamento mais drástico das atividades comerciais, Ismael avaliou que estes não veem sendo estudados no momento. “Vivemos dois momentos. No início da pandemia em março do ano passado, diante do desconhecido, o isolamento social era a saída para evitar a elevação rápida do contágio, o que colocaria o sistema de saúde em colapso. Agora, temos protocolos definidos, maior conhecimento e população melhor informada, o que permite que as pessoas mantenham as atividades produtivas tomando os cuidados necessários.”, pontuou.

Números atualizados

 O número de casos confirmados de Covid-19 em Goiás subiu para 355.578 segundo último boletim divulgado pela SES-GO. O número de óbitos também subiu e chegou a 7.586, o que representa uma taxa de letalidade de 2,13%. Já a taxa de ocupação dos leitos em UTIs sob gestão do Estado, segue em 88,93%. Somente 27 leitos estão disponíveis na rede. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também