O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
VACINA

Em segundo dia, mais de 6 mil idosos são imunizados em Goiânia

Campanha contempla pessoas de dois grupos específicos e prevê atendimento de 16 mil pessoas. Informações são do Paço Municipal e Secretaria Municipal de Saúde | Foto: Jackson Rodrigues

Postado em 11 de fevereiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Em segundo dia
Campanha contempla pessoas de dois grupos específicos e prevê atendimento de 16 mil pessoas. Informações são do Paço Municipal e Secretaria Municipal de Saúde | Foto: Jackson Rodrigues

Da Redação

O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 chega ao segundo dia de campanha com mais de 6 mil imunizados. O balanço inclui os dois grupos contemplados pelo plano, sendo idosos acamados com mais de 60 anos e, também, pessoas com idade a partir de 85. As vacinações começaram nesta terça-feira (9/2) a partir da chegada das novas doses de Coronavac no início da semana.

O primeiro grupo a ser imunizado foi o dos idosos acamados com idade a partir de 60 anos. Até o momento, já foram 1.011 vacinações, o que já representa 33,7% do estimado. O grupo inclui pessoas atendidas pela Estratégia de Saúde na Família e também sistemas homecare. Nestes casos, os usuários não precisam solicitar o agendamento para receber a vacina, pois o procedimento está sob a responsabilidade dos programas que o assistem.

Quem não for assistido por algum tipo de programa e se enquadre na faixa etária mencionada também será imunizado. No entanto, deve realizar o pré-cadastro da imunização pela Central Humanizada de Orientações da Covid-19, pelos números (62) 3267-6123 (ligações) e (62) 3524-6305 (WhatsApp). Feito isso, as respectivas equipes dos distritos sanitários procederão com o agendamento e atendimento aos solicitantes.

Importante frisar que, diante da ansiedade naturalmente gerada pelo cenário pandêmico, houve uma sobrecarga nas linhas, ocasionando tempo de espera maior do que o habitual. Contudo, o atendimento já foi normalizado.

O segundo grupo a receber imunização foi o dos idosos com idade a partir dos 85 anos. No primeiro dia de campanha, foram 4303 doses aplicadas nos nove postos espalhados pela capital. O cronograma estipula três dias de vacinação, observando a divisão por ordem alfabética para evitar aglomerações. A estratégia permite que a população seja atendida em todas as regiões de Goiânia, de modo que os usuários possam dirigir-se aos postos mais próximos de suas residências.

A lista dos locais de vacinação é:

· Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

Endereço: R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

· Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais

Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

· Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1(atendimento para pedestres e drive -thru)

Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário.

· Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

· Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante.

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

· Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

· Região Sul: Escola Municipal Moacir Monclair Brandão

Endereço: Rua C-115 – Jardim América, Goiânia – GO

· Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena

Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraiso, Goiânia – GO

Postos com atendimento na modalidade drive-thru para idosos acima de 85 anos:

· Shopping Passeio das Águas

Endereço: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral

· Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1(atendimento para pedestres e drive -thru)

Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário.

Balanço da vacinação

O balanço da vacinação mostra a capacidade técnica que Goiânia tem para imunização. Ao todo, são 56.400 doses aplicadas, entre profissionais de saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados com idade a partir de 60 anos e pessoas de 85 anos ou mais. O atendimento aos idosos em ILPIs, por exemplo, ultrapassou a expectativa inicial, chegando a 760 residentes imunizados. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também