Do doce à moda, conheça particularidades que caracterizam várias cidades goianas
Anápolis é o Polo Farmoquímico; Alto Paraíso de Goiás é a Cidade Mística e Uruana é a Capital da Melancia. Saiba mais destas e outras cidades com atratividade quase únicas no estado | Fotos: reprodução
Nielton Soares
O Estado de Goiás possui vários municípios que se destacam nacionalmente e internacionalmente por particularidades quase únicas. É o caso, por exemplo, de Alto Paraíso de Goiás, conhecida como a cidade mística. Nesse sentido, há também Trindade, considerada a Capital da Fé. O Hoje listou esses e outros municípios que são lembrados por suas unicidades.
No aspecto econômico, Anápolis desponta no cenário nacional como o polo farmacêutico, Jaraguá e Taquaral como as cidades da moda e vestuário; Uruana como a capital da melancia, Nerópolis a cidade do doce e Goianápolis como a Capital do Tomate.
Além das características econômicas, religiosas e culturais, que marcam os municípios goianos, há ainda o aspecto natural. Nesse contexto está Caldas Novas, que é agraciada por águas termais. Pirenópolis pelas cachoeiras e Aruanã pela confluência dos Rios Vermelho e Araguaia.
Alto Paraíso de Goiás
A cidade é chamada de porta para a Chapada dos Veadeiros, onde são abrigadas inúmeras cachoeiras, rios, lagos e piscinas naturais. Todos os anos, a região recebe milhares de visitantes à procura de turismo místico e ecológico.
Trindade
Localizada a menos de 30 quilômetros de Goiânia, o município é um reduto de fé para quem visita Goiás. Anualmente, com a festa do Divino Pai Eterno, 2º maior evento religioso do Brasil, são atraídos em média 4 milhões de turistas.
Anápolis
Geograficamente privilegiada pela localização logística do país, Anápolis é o município mais industrializado do interior do estado, com grandes polos. Dentre esses, atualmente, abriga o segundo polo farmoquímico do Brasil, que fica próximo ao Porto Seco da Ferrovia Norte-Sul. A região é um ponto central no país, facilitando a distribuição de produtos para todos os estados.
Jaraguá
Com vários polos de moda, Jaraguá é a cidade do jeans e do vestuário. O município fica a cerca de 124 km de Goiânia, localizado no Centro goiano, no eixo da BR-153, no Vale do São Patrício. De acordo com últimos dados do governo, são mais de 800 empresas formais na cidade.
Taquaral de Goiás
No mesmo ritmo está a cidade de Taquaral de Goiás, a 93 km de Goiânia, que se destaca nacionalmente pela quantidade de empresas que confeccionam roupas íntimas. No município, são cadastradas aproximadamente 200 fábricas de lingerie, com produção de 250 mil peças em média por mês, com faturamento que chega aos quase R$ 25 milhões anualmente.
Uruana
A cidade da melancia, como é chamada Uruana, que fica a 139 km de Goiânia, tem de ‘Rainha da Melancia’ a ‘Maior Chupador de Melancia’ do país. A particularidade do município para a produção desse fruto atrai todos os anos milhares de turistas. Para se ter ideia, 80% da economia do município depende da melancia.
Nerópolis
Banhada pelo Rio Meia Ponte, Nerópolis fica na região Metropolitana de Goiânia, e é chamada de Cidade do Doce. Há até uma Expo Doce, que é realizada todos os anos. O município tem uma população estimada em 30 mil pessoas, sendo que cerca de 1.500 delas dependem diretamente da produção do doce. O produto artesanal ou industrial é vendido para várias cidades goianas e para fora do estado.
Goianápolis
Chamada de Capital do Tomate, Goianápolis, a 50 km da Capital, se encontra no eixo Goiânia-Anápolis, é um polo do fruto do tipo salada. É reconhecida pelos índices de produção e produtividade com relação à colheita anual.
Caldas Novas
Com cerca de 170 km de Goiânia, Caldas Novas atrai todos os anos mais de 1,5 milhões de turistas, que procuram o local por causa das águas termais. Para atender a demanda, o município tem o maior complexo hoteleiro do estado.
Pirenópolis
Além dos atrativos naturais, como cachoeiras, reservas, parques, monumentos naturais e mirantes, Pirenópolis, a 123 km de Goiânia, reserva muita história. A cidade é quase um museu a céu aberto, com grandes casas coloniais, igrejas e ruas de pedra.
Aruanã
“Cidade Portal para o Vale do Araguaia”, Aruanã está localizada na confluência dos Rios Vermelho e Araguaia, o que a torna o principal ponto turístico para milhares de visitantes de todo o Brasil. A região possui praias, locais para pesca, lagos e diversos rios, que são afluentes do Araguaia.