Goiânia terá seção de votação para eleição presidencial do Peru
Secretaria de Relações Institucionais informa que, seção para peruanos residentes em Goiás, obedecerá aos protocolos de higiene pessoal, como determina a legislação em vigor na capital goiana | Foto: reprodução
Da Redação
Em carta enviada à Assessoria Especial de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, a Embaixada do Peru no Brasil comunicou que os 282 peruanos que moram em Goiás poderão votar no dia 11 de abril, das 8 às 16 horas, no Colégio Fractal (Avenida T-9, 4.586, Jardim Planalto, em Goiânia), mesmo local das eleições passadas.
O consulado peruano estima que cerca de 35% dos eleitores da nação sul-americana, aproximadamente 100 pessoas, compareçam às urnas em Goiânia para eleger o novo presidente daquele país para o mandato de 2021-2026. Entre os candidatos está Yonhy Lescano, pelo partido de centro-direita Ação Popular; Verónika Mendoza, candidata de esquerda pela coalizão Juntos pelo Peru; George Forsyth Sommer, que liderou as intenções de voto pelo Partido da Vitória Nacional ao longo de 2020, mas acabou descendo nas pesquisas nas últimas semanas; e Keiko Fujimori, pela Força Popular. Filha do ex-presidente Alberto Fujimori, foi congressista entre 2006 e 2011 pela Aliança pelo Futuro.
Medidas de segurança
Em consideração à gravidade da pandemia da Covid-19 no Brasil, as autoridades peruanas informam que a sessão adotará todas as medidas sanitárias para reduzir os riscos de contágio do coronavírus. A Embaixada do Peru afirma que obedecerá aos protocolos de higiene pessoal, como determina a legislação em vigor na capital goiana.
Entre as medidas, o uso de máscaras, distanciamento social com redução da capacidade de pessoas no local ao mesmo tempo, o cumprimento do horário especificado para a votação – das 8 às 16 horas – e disponibilização de álcool em gel na entrada do colégio e no interior do espaço.
Além disso, a Embaixada do Peru no Brasil informa que fará orientação para que o cidadão peruano, que tem direito a voto, não leve acompanhante e permaneça na seção eleitoral apenas o tempo necessário para votar.