Goiânia iniciará campanha de vacinação contra a H1N1
A partir desta segunda-feira (12), a vacinação iniciará nas salas de unidades básicas de saúde que não estão sendo utilizadas na vacinação contra a Covid-19 | Foto: Divulgação
Jailson Sena
A secretaria de Saúde de Goiânia iniciará nesta segunda (12/04), a campanha de vacinação contra a Influenza H1N1. O público alvo será crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente), e profissionais da saúde. Essas categorias foram definidas pelo Calendário Nacional de Vacinação.
A imunização ocorrerá nas salas de vacina das unidades básicas de saúde que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19. O horário de funcionamento dos postos de vacinação será das 8h às 17h. Os profissionais de saúde serão vacinados por etapa, iniciando pelos hospitais que internam pacientes com influenza.
Os dias de vacinação, para as crianças, será por faixa etária. Já as gestantes e puérperas serão por demanda espontânea. Os trabalhadores da Saúde dos hospitais que atendem pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) serão vacinados nos locais de trabalho e os demais em postos determinados pela SMS, através de agendamento no aplicativo Prefeitura 24 horas.
Ao contrário das campanhas anteriores de vacinação contra a H1N1, neste ano, foram incluídas crianças até 5 anos de idade na primeira fase, pois elas não estavam previstas no calendário de vacinação da Covid-19, ao contrário dos idosos, grupo atual que está sendo vacinado, e que precisa do intervalo entre as duas vacinas.
Confira o calendário de vacinação contra a gripe H1N1 na primeira fase:
Crianças de 6 meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas:
12 a 16/04 – Crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas
19 a 23/04 – Crianças menores de 4 anos, gestantes e puérperas
26 a 30/04 – Crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas
03 a 10/05 – Crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas
Trabalhadores de Saúde:
12 a 16/04 – Trabalhadores dos hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave;
19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores de saúde. A vacinação será realizada por agendamento.