Clássico “Gita” de Raul Seixas tem clipe remasterizado
Na época, foi um trabalho inovador no Brasil, pois foi o primeiro clipe a ser produzido em cores, e seu lançamento foi no programa Fantástico, da Rede Globo.
Quando se fala em rock nacional um dos primeiros nomes que se vem a cabeça é do lendário cantor Raul Seixas, e recentemente se comemorou 47 anos do lançamento do clipe de um dos seus principais clássicos, da música Gita. Para comemorar essa data, foi relançado no Youtube este vídeo, mas com uma remasterização.
Na época, foi um trabalho inovador no Brasil, pois foi o primeiro clipe a ser produzido em cores, e seu lançamento foi no programa Fantástico, da Rede Globo, que também fazia a estreia no formato colorido inteiramente.
Dirigido por Cyro Del Nero, então diretor de arte do Fantástico, o clipe (que até então era conhecido apenas como “musical do Fantástico”) apesar de ter sido o primeiro feito, foi o segundo a ser exibido – depois de “Bom Tempo”, de Sônia Santos – em 28 de Abril de 1974.
As características do clipe eram com efeitos visuais lançados em Chroma Key e com obras famosas de Salvador Dali, Max Ernst, Hieronymus Bosch, entre outros, Raul soube atuar e traduzir visualmente a aura mística, sagrada e sentimentalista da música.
Cyro Del Nero contou sobre a produção em entrevista ao Museu da TV, em 1998: “Eu recebi Paulo Coelho e Raul Seixas. Eles queriam alguma coisa surrealista, onírica e o texto era ‘Gita’. Eu criei, com as figuras de Hieronymus Bosch, Salvador Dali, Odilon Redon e Francis Bacon, toda a mítica que o Raul queria passar”, comenta.
Construí uma roupa piramidal cônica para o Raul e ele ficou atrás dessa construção que era pintada de azul, para fazer efeitos de chroma key. Fiz tantos números de chroma key no Fantástico que adquiri um apelido: Cyro Chroma Key”.