Carreata: servidores da Saúde de Aparecida cobram reajuste salarial e benefícios
Os servidores da Saúde da Prefeitura de Aparecida de Goiânia fazem nesta quinta-feira (13/05) uma carreata, como protesto para reivindicar reajuste salarial e benefícios. Eles alegam falta de diálogo da atual administração com as demandas dos trabalhadores. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), houve […]
Os servidores da Saúde da Prefeitura de Aparecida de Goiânia fazem nesta quinta-feira (13/05) uma carreata, como protesto para reivindicar reajuste salarial e benefícios. Eles alegam falta de diálogo da atual administração com as demandas dos trabalhadores. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), houve várias reuniões desde o começo do ano, porém sem definição.
Dentre as reivindicações deles estão: o pagamento da data-base de 2020 (2,76%), data-base de 2021, progressão de carreira (2%), piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE).
Os servidores cobram também o cumprimento da proporcionalidade salarial entre níveis, o que eles justificam ser prevista em lei. Solicitam também a instituição do plano de carreira para motorista de ambulância e servidores administrativos. Outra exigência é para a abertura de editais de concursos públicos e melhores condições de trabalho.
Manifestação
A carreata teve início no Centro da cidade e tem como ponto final a sede da Prefeitura, na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela.
⠀
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informou que o atual Plano de Cargos e Salários da pasta cumpre a legislação e os acordos coletivos vigentes. E que já reavalia o plano de carreira juntamente com os representantes sindicais.