O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Executivo

Estado de Goiás aprova novo Código de Ética para Servidores Públicos

Advogado especialista em direito dos concursos e servidores públicos, explica o que muda para os servidores públicos de Goiás com o Novo Código de Ética

Postado em 14 de maio de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Estado de Goiás aprova novo Código de Ética para Servidores Públicos
Advogado especialista em direito dos concursos e servidores públicos

O governo de Goiás publicou no mês passado o Novo Código de Ética para Servidores Públicos Estadual, por meio do decreto Nº 9.837, de 23 de março de 2021. Além da base jurídica, o projeto teve consulta pública para definir valores e regras a serem seguidas. O atual governo de Goiás, com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), elaborou o Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual.

Inclusive, a CGE realizou pesquisas e recebeu mais de 1.300 respostas de cidadãos de todo o Estado de Goiás que ajudaram ativamente na construção deste documento. De acordo com o governo, o Código de Ética “visa delimitar as bases para uma gestão pública cada vez mais comprometida com a moral e a ética, potencializando sua capacidade de atender as demandas de nossa sociedade”.

Essa pesquisa resultou em 102 qualidades desejadas e 74 indesejadas, além de 50 comportamentos esperados e outros 65 a serem evitados pelos servidores públicos. Dentre as qualidades do servidor estadual que a população mais espera estão: honestidade, integridade, respeito, cordialidade, responsabilidade, agilidade, boa vontade, transparência, competência, compromisso, empatia, entre outros.

Novo Código de Ética: o que muda para os servidores públicos de Goiás?

O advogado especialista em direito dos concursos e servidores públicos, Agnaldo Bastos explica que agora, os servidores públicos estaduais, além de outras regras, devem atuar conforme esse novo decreto do governo estadual.

“O novo Código de Ética é um complemento às demais normas que regulamentam a rotina dos servidores. Isso porque ele define valores como referência para o aprimoramento de comportamentos e atitudes do servidor público estadual, vinculada à expectativa do cidadão goiano”, explicou o advogado.

Respondendo a pergunta; O que acontece se os valores forem desrespeitados? O advogado explica que o novo Código de Ética diz que as possíveis violações às regras previstas no decreto, incluindo o anexo, serão apuradas pela Câmara de Compliance do Conselho de Governo.

Inclusive, poderão resultar em censura ética ou recomendação sobre a conduta adequada que o servidor deve respeitar, mas sem prejuízo da apuração do fato em outras instâncias. Ou seja, dependendo da apuração da Câmara de Compliance, os fatos podem ser reportados à autoridade competente para apurar ações ilícitas.

Assim, o servidor também poderá responder investigação em sindicância, processo administrativo disciplinar, ação por improbidade administrativa e, até mesmo, processo criminal.

“Por fim, esse novo Código de Ética não impede a criação e a existência de códigos de ética específicos, desde que eles não contrariem as regras do atual regulamento”, finaliza Dr. Agnaldo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também