Profissionais de Saúde fazem carreata em Goiânia nesta terça (25)
Ainda comemorando a semana na enfermagem, enfermeiros e técnicos fazem carreata na cidade para pedir redução de carga horária e aumento de piso salarial
Enfermeiros e técnicos de enfermagem fizeram uma carreata pelas ruas de Goiânia na manhã desta terça-feira (25/05). Os manifestantes se concentram na Praça do Trabalhador e seguiu até a Praça Cívica. Durante o trajeto, eles fizeram várias reivindicações e cobraram também a aprovação do Projeto de Lei, 2564/2020, que institui o piso de salarial nacional dos profissionais de saúde e a jornada de trabalho de 30 horas semanais.
A carreata foi organizada pelo Sindicado dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaúde), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (SIEG), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e União Nacional da Enfermagem. E foi transmitida virtualmente pela internet.
Além do PL 2564/2020, de autoria do Fabiano Contarato (Rede-ES), os manifestantes pedem a aprovação também do PL 2295/2000, do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), que prevê a limitação da carga horária de trabalho para 30h semanais. Atualmente, não há um limite à jornada de trabalho e os profissionais reclamam de abusos.