Em uma semana dez pacientes do HUGO vencem o vírus da Covid-19
Na quinta-feira (10), um homem de 38 anos que havia recebido uma festa de aniversário durante a internação recebeu alta comemorando com os enfermeiros
Um dos dias mais felizes para um paciente internado com o vírus da Covid-19 é quando o médico resolve pela sua alta. Nos últimos sete dias, o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) comemorou a recuperação de dez pessoas que se encontravam na enfermaria e também na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na quinta-feira (10/6), o idoso Adelson Azavedo da Silva, de 66 anos, que deu entrada na unidade no dia 1º de junho, conseguiu se recuperar do vírus.
Além do idoso, Pedro Roberto Rodrigues, de 38 anos, também deixou o hospital na quinta-feira. Internado desde o dia 1º, o paciente recebeu uma festa de aniversário na enfermaria de tratamento da Covid-19 no sábado (5) com balões e bolo. Nesta quinta-feira, Pedro Roberto recebeu alta médica e voltou para Goianira. Antes, ele gravou um vídeo no qual dança com a equipe de enfermagem para comemorar a recuperação.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da clínica médica do Hugo, Maytê Lujan Nery, ações como essa são importantes para trazer uma melhora ao paciente internado na ala da Covid-19. “Cantar um parabéns e comemorar o aniversário é um momento de alegria para o paciente que está isolado, longe da família, sem o contato de qualquer pessoa. Ele não pode receber visitas durante o tratamento. Isso motiva o paciente”, explica Maytê.
Segundo a profissional, o paciente percebe a atenção que recebe e a preocupação da equipe clínica com seu tratamento, tanto da equipe de enfermagem como da equipe multiprofissional e dos médicos. “É um cuidado humanizado que prestamos ao paciente. É um momento de alegria. O paciente vê que está sendo lembrado, não está no Hugo só para cuidar da saúde.”
Choro e alívio
Três dias antes, Enio Jeremias da Silva, de 55 anos, comemorou a recuperação depois de 12 dias de internação no HUGO. Enio veio de Nova Veneza em 26 de maio, quando foi para a UTI de Covid-19. Ele já estava internado em outra unidade de saúde desde o dia 16 do mês passado. O paciente precisou de auxílio de ventilação não invasiva. A alta veio na segunda-feira, 7, quando ele já havia sido transferido para a enfermaria para tratamento da doença.
“Entrei nesse hospital muito ruim. Era para ser entubado, mas Jesus não deixou. Só agradecer os profissionais do Hugo que estiveram junto comigo.” A vibração de Enio, misturada ao choro da recuperação, veio com um grito de alívio: “Eu venci a Covid. Eu venci a Covid”.
Também na segunda-feira, Júlio Abrão Ferreira Custódio, de 49 anos, encerrou um período de três dias de internação para tratamento da doença. No sábado, 5, tinha sido a vez da jovem Ingridy Silva Gomes, de 23 anos, receber alta médica. Um dia antes, na sexta-feira, 4, a idosa Ivani Vicente Guimarães, de 63 anos, se despediu da enfermaria para Covid-19 do Hugo livre da doença.