Jair Bolsonaro tem a pior avaliação desde maio de 2020, mostra pesquisa
A maioria dos entrevistados também se mostrou contrária à realização da Copa América no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela XP/Ipespe mostra a atual avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 50% consideram a administração federal ruim ou péssima. O dado está um ponto acima da mesma pesquisa de maio de 2020, e uma alta de cinco pontos em relação ao início do mês passado.
A marca tem caído desde outubro do ano passado, quando a rejeição estava em 31%. A consulta, feita a cada 15 dias, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece quatro pontos percentuais à frente de Bolsonaro para a eleição de 2022, com vantagem de 32% contra 28% do presidente. Contra Sérgio Moro, o ganho caiu de 8% para 7%, Ciro Gomes de 9% para 6% e Luciano Huck de 5% para 4%.
Já no segundo turno, Lula teve aumentou sua vantagem na corrida contra Bolsonaro, atingindo nove pontos, de 45% contra 36% do atual presidente. No levantamento anterior, a diferença era de 42% a 40%. A maioria dos entrevistados também se mostrou contrária à realização da Copa América no Brasil, com 64% contra 29% favoráveis.