Marcelo Freixo deixa o PSOL após 16 anos
Na manhã desta sexta-feira (11/06), o deputado federal Marcelo Freixo anunciou, através do seu twitter, a sua saída do PSOL. No post dele, é ressaltado que irá continuar a luta em defesa das minorias e pela democracia, e que o partido continuará a ser parceiro e alinhado com suas ideias. Pelo PSOL ele foi eleito […]
Na manhã desta sexta-feira (11/06), o deputado federal Marcelo Freixo anunciou, através do seu twitter, a sua saída do PSOL. No post dele, é ressaltado que irá continuar a luta em defesa das minorias e pela democracia, e que o partido continuará a ser parceiro e alinhado com suas ideias.
Pelo PSOL ele foi eleito deputado estadual no Rio de Janeiro, disputou a prefeitura carioca, e foi eleito deputado federal, cargo que ocupa atualmente na Câmara. Freixo afirma que a decisão veio após muito diálogo com as lideranças do partido, e que foi feita de maneira pacifica.
“Hoje, encerro esse ciclo com a certeza de que apesar de não estarmos juntos daqui para a frente no mesmo partido seguiremos na mesma trincheira de defesa da vida, da democracia e dos direitos do povo brasileiro.”, afirma Freixo.
O deputado aproveitou para ressaltar todo o trabalho realizado junto ao partido e parceiros de luta. “Juntos fizemos as CPIs das Milícias, do Tráfico de Armas e Munições e dos Autos de Resistência; enfrentamos com coragem os governos Sergio Cabral e Pezão; colocamos a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa a serviço dos esquecidos pelo poder público”, reforça.
Próximo partido
Ele ainda não anunciou o seu destino partidário, mas ele tem dois caminhos prováveis a seguir, o PSB ou o PT. De acordo com o jornalista Guilherme Mazieiro, do The Intercept, Freixo irá se filiar ao PSB até o final do mês.
Em seu twitter, Mazieiro citou que no Rio há uma concentração de esforços da esquerda para tentar derrotar Jair Bolsonaro (Sem partido) e aliados com uma aliança ampla, que se estende até partidos de centro-direita.
“Em questões estaduais, o PSB não abre mão de ter cabeça de chapa em Rio, Pernambuco e Espírito Santo. Os últimos dois são estados fortes para o partido. São Paulo também está nas ambições dos socialistas, mas o cenário é mais complexo.” Em post por Maziero.
A outra via que pode seduzir Freixo é o PT, tendo em vista que já houveram alguns nomes que deixaram o PSOL e fizeram esse caminho, como por exemplo o ex-deputado Jean Wyllys, que recentemente se filiou ao partido do Lula.