Queiroga garante repasse de recursos para Saúde de Goiânia
Prefeito solicitou a composição do teto MAC para custeio do Hospital e maternidade Célia Câmara
O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse em audiência com o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) que irá garantir o repasse de recursos para a Saúde de Goiânia. “O ministro já nos garantiu a destinação dos recursos de todas as emendas de cada deputado da bancada goiana na Câmara e no Senado, para a saúde da capital”, afirmou Rogério Cruz.
Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, e da secretária Valéria Pettersen, de Relações Institucionais, o prefeito solicitou ao ministro a composição do teto MAC (Média e Alta Complexidade) para custeio do Hospital e Maternidade Célia Câmara, que, de início, em 2020, manteve atendimento exclusivo ao atendimento a pacientes com Covid-19, mas que agora volta a atender na ala de maternidade. “Nós temos ali um trabalho maravilhoso, voltada para atendimento de Covid-19 e agora voltamos uma ala para maternidade”, pontuou.
Cruz também tratou da requalificação e habilitação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Chácara do Governador, Cais do Jardim Novo Mundo e Ciams do Jardim América. Em breve serão inauguradas UPAs do Conjunto Riviera e Jardim Guanabara, como também no Jardim Itapu e Jardim Curitiba. O prefeito também comentou sobre as Unidades de Saúde Básica (USBs).
“O ministro achou isso muito interessante, uma vez como nós repassamos a ele a nossa preocupação, pois precisamos começar um tratamento mínimo para a nossa população, pois algumas unidades funcionam em casas alugas, e precisamos ter sedes próprias, que estão em decadência, em casas alugadas e que pretendemos passar par sedes próprias”, disse. “O ministro, reconhecendo isso, claro, se colocou à disposição para nos dar apoio total”.
Ao final do encontro com o ministro Marcelo Queiroga, o prefeito fez um balanço positivo da viagem a Brasília, a começar pela reunião com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo como pauta a reforma e ampliação de 170 instituições de ensino e a construção de quatro novas escolas de tempo integral.
Projetos
Por sua vez, o secretário Durval Pedroso classificou a agenda em Brasília como positiva. “Fomos recebidos pelo ministro Marcelo Queiroga e assessores, que são funcionários de carreira, das áreas dos recursos de fomento das estratégias. Então, foi uma reunião muito positiva, em que o ministro foi muito receptivo, levantou as questões técnicas que são necessárias de ajustamento, mas sinalizou que está à disposição para atender Goiânia, para ajudar a cidade no que for preciso para a melhoria da saúde”.
Pedroso também assegurou que a visita ao ministro foi importante, em termos de desenvolvimento de projetos, bem como também o incremento de recursos, “principalmente no que diz respeito à alta complexidade, que são as cirurgias, e a parte de atenção especial hospitalar em complexidade elevada. Então, isso é muito bom para a população, porque é uma forma de nós podermos atender mais pessoas”.
Para a secretária Valéria Pettersen, a qualificação e habilitação das quatro UPAs são importantes, para que o município possa receber recursos federais, porque hoje quem faz o aporte é o Tesouro municipal. “Saímos de lá (de Brasília) felizes com a receptividade do ministro Marcelo Queiroga, em atender às demandas de Goiânia, ele se posicionou em todas as demandas do prefeito e disse que vai ajudar e atender a todas elas”, pontuou. “Foi muito positiva a agenda com o ministro”.