Com atraso na entrega de vacinas Janssen, Anvisa amplia prazo de validade das doses
Essa é a única vacina contra Covid-19 que atualmente é aplicada em dose única.
A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (14/06) a extensão do prazo de validade das vacinas Janssen, do laboratório Johnson & Johnson. Um lote com 3 milhões de unidades estava previsto para chegar ao Brasil amanhã (15). Essa é a única vacina contra Covid-19 que atualmente é aplicada em dose única.
O imunizante passou a ter validade de quatro meses e meio, contra os três meses anteriores, quando armazenada em temperaturas entre 2 e 8ºC. Se conservadas entre -25°C e -15° C, a validade é de 24 meses, mas a temperatura não é considerada viável para distribuição.
O Diretora Relatora afirmou que a aprovação foi baseada em uma “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos”. A Anvisa também considerou a decisão da Agência Norte-americana (FDA), que já havia aprovado a alteração da data de expiração no dia 10 de junho de 2021.
O motivo do atraso ainda não foi esclarecido. Em nota, o Ministério da Saúde informou que “aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”.