Instituições financeiras terão mais limite de crédito consignado durante a pandemia
Aprovado o projeto nº 4510/21 que também autoriza a concessão de carência, por até 120 dias
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, nesta terça-feira (15/06), a ampliação de 30% para 40% o limite de crédito consignado durante a pandemia de Covid-19. A deputada Lêda Borges (PSDB), autora do projeto nº 4510/21, afirma que esse aumento será mais vantajoso para as empresas goianas.
“Um aumento moderado e temporário do limite do crédito consignado representa opção mais vantajosa para lidar com a contração no mercado de crédito por ser a que apresenta menores riscos para as instituições financeiras e a que menos onera os servidores”, contextualiza a parlamentar na justificativa do projeto.
A proposta, que altera a Lei nº. 16.898, de 26 de janeiro de 2010, define que a ampliação da margem de crédito consignado dos atuais 30% para 40% será dividida da seguinte maneira: 35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito.
Além disso, acrescenta que fica autorizada a concessão de carência, por até 120 dias, sobre os juros e demais encargos contratados em qualquer dos casos. A matéria recebeu 25 votos favoráveis e nenhum voto contrário e, agora, aguarda a sanção do Governo.